Webnários Corporalidade em Debate
Período: 26/08/2021 a 25/11/2021
Estudos na área da educação têm ressaltado atualmente a importância do corpo, a dimensão da presença e as relações dialógicas nos processos educativos. Discute-se amplamente sobre aprendizagens ativas; também sobre a necessidade de considerarmos o ser humano em sua integralidade. O corpo tem sido considerado um elemento epistemológico de fronteira, acessado por diferentes áreas de estudos sem deixar-se esgotar por nenhuma exclusivamente. Em tempos de pandemia, a discussão e ressignificação acerca da compreensão do lugar, ou entrelugar, do corpo na sociedade se faz pulsante e latente. Deste modo, o evento proposto busca promover, a partir de webinários, amplo debate e reflexão interdisciplinar, discorrendo acerca da importância da corporalidade e sua centralidade para os processos formativos. Nesta área, são notórios os estudos sobre tempos, espaços e práticas corporais. Intenta-se fecundar um campo de estudos profícuo, inspirando reflexões contemporâneas sobre processos formativos, dentro e fora da escola.
Professores da Educação Básica
Mônica Caldas Ehrenberg - EDM