XI Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP - Pesquisas caleidoscópicas: modos de ver e criar
Período: 18/08/2021 a 20/08/2021
A pluralidade cultural que nos constitui como sociedade local e global produz uma intensa variação nas formas de produção de conhecimento. Explorar a multiplicidade desses saberes, com suas singularidades nos modos de ver, pensar, perceber, dizer, criar, enfim, é a proposta da 11ª. edição do Simpósio de Pós-Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). O evento contempla a submissão e apresentação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos tão somente pelos pesquisadores de pós-doutoramento da FEUSP e conta com a participação do grande público nas condições de ouvintes e debatedores. Mediante esse espectro de investigações apresentadas, buscamos contribuir com o debate social pautado por necessidades e urgências, particularmente no contexto do Brasil. Apesar dos impedimentos de várias ordens que lhe têm afetado atualmente, sobretudo no país, a pesquisa nos provoca a seguir investigando com pluralidade de olhares em busca de multifacetados resultados. O presente nos convoca a ultrapassar os limites das áreas disciplinares, convidando-nos a mobilizar horizontes culturais que se estendem desde as ciências humanas até as várias formas expressivas das artes. A visão caleidoscópica nos propõe que é na movência infinita desses modos de ver e dar a ver que podemos desenvolver estratégias de enfrentamento de questões educacionais atuais e ao mesmo tempo, fabular outras possibilidades de viver. Afinal, pesquisar, e particularmente pesquisar em educação, é uma maneira de enxergar o mundo, (re)criar mundos e partilhá-los.
Pós-doutorandos
Professores Universitários