Universidade encontra Universidade - A formação de professores na Pandemia
Período: 10/07/2020 a 10/07/2020
O Encontro Universidade encontra Universidade - a Formação de Professores depois na Pandemia seguirá os mesmos princípios apresentados nos "Encontros Escola encontra Escola NAI-FEUSP chama: - Fala escola!". Tal como a prática entre as escolas, a formação de professores deve ser partilhada entre unidades universitárias, especialmente agora, quando a Pandemia confronta modos presenciais e habituais dessa formação.
Os Encontros "Escola encontra Escola" são um novo dispositivo do NAI-FEUSP. O princípio que orienta este dispositivo afirma que "uma escola ensina a outra". Esse princípio orienta desde o início REDE NAI-FEUSP
O NAI-FEUSP vem estimulando encontros e visitas inter-escolas, desde 2013. A origem deste princípio está em práticas de gestão democrática de administrações progressistas, que realizam o planejamento ascendente e a avaliação permanente e democrática, valendo-se de Congressos/Encontros anuais, onde as escolas mostram seus trabalhos umas às outras, permitindo avaliações coletivas de fragilidades e de forças, que podem balizar, inclusive, decisões orçamentárias e uma ação de formação continuada e de supervisão mais sintonizada com as necessidades e demandas escolares.
A situação de isolamento motivada pela pandemia do COVID-19, tem levado as escolas a interagirem por meio de recursos virtuais. Ainda que haja vários problemas nessa forma de interação, ela abre uma janela de oportunidades para modalidades de encontros mais frequentes e horizontais, que podem discutir, inclusive, as dificuldades e os desafios da virtualidade na educação em seus diferentes níveis, aproximando comunidades escolares inteiras nesse processo de diálogo propositivo.
É o que pretendemos com o dispositivo "Escola encontra Escola", e, também, nesse evento que reúne professorxs de diferentes unidades universitárias.
A etapa que estamos iniciando poderá ser transformada num processo de formação continuada, numa série de encontros organizados democraticamente a partir das unidades envolvidas. É hora de ousar! O momento exige que avancemos criativamente para a melhoria da escola pública. Pretende-se um processo que estimule uma fecunda e propositiva interação entre práticas escolares de diferentes unidades.
10/07/2020 - 20:00 às 22:00 - Plataforma Online
Sonia Maria Portella Kruppa - EDA