MOVA ENCONTRA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - A DEFESA DE UM DIREITO
Período: 12/06/2020 a 12/06/2020
O objetivo central desse encontro é o fortalecimento do direito à escola de jovens e adultos.
A EJA é uma modalidade assumida por algumas escolas públicas que lutam pela manutenção desse atendimento. O MOVA é uma força à garantia desse direito, trazida pelos movimentos populares.
Os Encontros “Escola encontra Escola” são um novo dispositivo do NAI-FEUSP. O princípio que orienta este dispositivo afirma que “uma escola ensina a outra”.
Esse princípio orienta a REDE NAI-FEUSP, desde o início de sua formação. O NAI-FEUSP vem estimulando encontros e visitas inter-escolas, desde 2013. A origem deste princípio está em práticas de gestão democrática de administrações progressistas, que realizam o planejamento ascendente e a avaliação permanente e democrática, valendo-se de Congressos/Encontros semestrais ou anuais, onde as escolas mostram seus trabalhos umas às outras, permitindo avaliações coletivas de fragilidades e de forças, que podem balizar, inclusive, decisões orçamentárias e uma ação de formação continuada e de supervisão mais sintonizada com as necessidades e demandas escolares.
A situação de isolamento, motivada pela pandemia do COVID-19, tem levado as escolas a interagirem por meio de recursos virtuais. Ainda que haja vários problemas nessa forma de interação, ela abre uma janela de oportunidades para modalidades de encontros mais frequentes e horizontais, que podem discutir, inclusive, as dificuldades e os desafios da virtualidade na educação em seus diferentes níveis, aproximando comunidades escolares inteiras nesse processo de diálogo propositivo.
É o que pretendemos com o dispositivo Encontros “Escola encontra Escola”.
A etapa que estamos iniciando poderá ser transformada num processo de formação continuada, numa série de encontros organizados democraticamente a partir das escolas.
É hora de ousar! O momento exige que avancemos criativamente para a melhoria da escola pública. Pretende-se um processo que estimule uma fecunda e propositiva interação entre práticas escolares de diferentes unidades unidas na defesa da escola pública de qualidade inclusiva e socialmente referenciada.
Alunos de Educação Básica
representantes dos movimentos sociais do MOVA
Professores da Educação Básica
12/06/2020 - 20:00 às 22:00 - Outro local fora da FEUSP - encontro virtual pela plataforma meet