EVENTO SUSPENSO - III Ciclo de Palestras: Leitura, Educação, Literatura e Formação: "Os clássicos que escolhemos como nossos: reflexões sobre seus efeitos estruturantes na educação"
Período: 16/03/2020 a 09/06/2020
Pelo terceiro semestre consecutivo apresentamos proposta de realização do Ciclo de Palestras que se iniciou com o exame de questões relativas ao desenvolvimento do gosto pela leitura e à formação da biblioteca pessoal em nossas trajetórias. Tal foi o núcleo do curso de extensão concretizado no primeiro semestre de 2019. No segundo semestre do mesmo ano desenvolvemos análises que reconstituíam potenciais efeitos formativos/educativos de algumas obras literárias sob a forma de palestras destinadas a turmas dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas da USP.
No decorrer do primeiro semestre de 2020 pretendemos estimular a reflexão sobre livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada um de nós e que podem ser ou não reconhecidos como “clássicos” no sentido tradicional do termo. Tomamos aqui o termo numa das acepções apresentadas por Ítalo Calvino no texto que inspira a nossa iniciativa: “O ‘seu’ clássico é aquele que não pode ser-lhe indiferente e que serve para definir a você próprio em relação e talvez em contraste com ele.” (Calvino, I. 1993, p.13.) Na finalização do seu raciocínio ele nos lembra “...que os clássicos servem para entender quem somos e aonde chegamos...” (p.16) Fica evidente o reconhecimento do papel estruturante de tais leituras para nossa formação, os efeitos educativos dos livros “ ...dão uma forma às experiências futuras, fornecendo modelos, recipientes, termos de comparação, esquemas de classificação, escalas de valores, paradigmas de beleza: todas coisas que continuam a valer mesmo que nos recordemos pouco ou nada do livro lido (...) Existe uma força particular da obra que consegue fazer-se esquecer enquanto tal, mas que deixa sua semente...” (p. 10).
Nos escritos que serão partilhados no Ciclo do primeiro semestre de 2020 tenta-se explicitar o potencial estruturante com que cada autor/livro nos foi apresentado (pela escola ou não) e os sentidos que chegou a adquirir a partir dos diversos momentos de sua leitura e conhecimento, nas histórias de formação. Uma reflexão dessa natureza que, na aparência, mobiliza dimensões de histórias individuais da relação com o ler e o conhecer será feita também como incursão pelos sentidos sociais e coletivos que impregnam as obras e os atos de produção da ciência, como desejo de compreensão e de cuidado do mundo. Assim, o entendimento que aqui se buscará é vital para os que já exercem ou se preparam para o exercício de trabalhos educativos. Pensar sobre os clássicos que nos foram mostrados, identificar os clássicos que escolhemos como nossos, conceber seus efeitos e o modo como foram se configurando nas histórias pessoais e sociais decerto habilita nossa argúcia sobre “o que fazer” formativo que pode orientar o trabalho docente.
Na perspectiva acima descrita é que falaremos de clássicos como E. Durkheim, P. Bourdieu, G. Gusdorf, I. Scheffler e nos brasileiros como J. M. Pires Azanha e M. H. Souza Patto e tentaremos também pensar com Ítalo Calvino. Falaremos de uma obra de cada um deles acreditando haver elos que os aproximam numa reflexão sobre a educação e os sentidos da vida contemporânea.
Patricia Aparecida do Amparo - EDM
Ana Laura Godinho Lima - EDF