EVENTO SUSPENSO - III Ciclo de Palestras: Leitura, Educação, Literatura e Formação: "Os clássicos que escolhemos como nossos: reflexões sobre seus efeitos estruturantes na educação"
Período: 16/03/2020 a 09/06/2020
Período: 16/03/2020 a 09/06/2020
Ementa | Resumo
Pelo terceiro semestre consecutivo apresentamos proposta de realização do Ciclo de Palestras que se iniciou com o exame de questões relativas ao desenvolvimento do gosto pela leitura e à formação da biblioteca pessoal em nossas trajetórias. Tal foi o núcleo do curso de extensão concretizado no primeiro semestre de 2019. No segundo semestre do mesmo ano desenvolvemos análises que reconstituíam potenciais efeitos formativos/educativos de algumas obras literárias sob a forma de palestras destinadas a turmas dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas da USP.
No decorrer do primeiro semestre de 2020 pretendemos estimular a reflexão sobre livros e autores que se tornaram clássicos para cada um de nós e que podem ser ou não reconhecidos como clássicos no sentido tradicional do termo. Tomamos aqui o termo numa das acepções apresentadas por Ítalo Calvino no texto que inspira a nossa iniciativa: O seu clássico é aquele que não pode ser-lhe indiferente e que serve para definir a você próprio em relação e talvez em contraste com ele. (Calvino, I. 1993, p.13.) Na finalização do seu raciocínio ele nos lembra ...que os clássicos servem para entender quem somos e aonde chegamos... (p.16) Fica evidente o reconhecimento do papel estruturante de tais leituras para nossa formação, os efeitos educativos dos livros ...dão uma forma às experiências futuras, fornecendo modelos, recipientes, termos de comparação, esquemas de classificação, escalas de valores, paradigmas de beleza: todas coisas que continuam a valer mesmo que nos recordemos pouco ou nada do livro lido (...) Existe uma força particular da obra que consegue fazer-se esquecer enquanto tal, mas que deixa sua semente... (p. 10).
Nos escritos que serão partilhados no Ciclo do primeiro semestre de 2020 tenta-se explicitar o potencial estruturante com que cada autor/livro nos foi apresentado (pela escola ou não) e os sentidos que chegou a adquirir a partir dos diversos momentos de sua leitura e conhecimento, nas histórias de formação. Uma reflexão dessa natureza que, na aparência, mobiliza dimensões de histórias individuais da relação com o ler e o conhecer será feita também como incursão pelos sentidos sociais e coletivos que impregnam as obras e os atos de produção da ciência, como desejo de compreensão e de cuidado do mundo. Assim, o entendimento que aqui se buscará é vital para os que já exercem ou se preparam para o exercício de trabalhos educativos. Pensar sobre os clássicos que nos foram mostrados, identificar os clássicos que escolhemos como nossos, conceber seus efeitos e o modo como foram se configurando nas histórias pessoais e sociais decerto habilita nossa argúcia sobre o que fazer formativo que pode orientar o trabalho docente.
Na perspectiva acima descrita é que falaremos de clássicos como E. Durkheim, P. Bourdieu, G. Gusdorf, I. Scheffler e nos brasileiros como J. M. Pires Azanha e M. H. Souza Patto e tentaremos também pensar com Ítalo Calvino. Falaremos de uma obra de cada um deles acreditando haver elos que os aproximam numa reflexão sobre a educação e os sentidos da vida contemporânea.
No decorrer do primeiro semestre de 2020 pretendemos estimular a reflexão sobre livros e autores que se tornaram clássicos para cada um de nós e que podem ser ou não reconhecidos como clássicos no sentido tradicional do termo. Tomamos aqui o termo numa das acepções apresentadas por Ítalo Calvino no texto que inspira a nossa iniciativa: O seu clássico é aquele que não pode ser-lhe indiferente e que serve para definir a você próprio em relação e talvez em contraste com ele. (Calvino, I. 1993, p.13.) Na finalização do seu raciocínio ele nos lembra ...que os clássicos servem para entender quem somos e aonde chegamos... (p.16) Fica evidente o reconhecimento do papel estruturante de tais leituras para nossa formação, os efeitos educativos dos livros ...dão uma forma às experiências futuras, fornecendo modelos, recipientes, termos de comparação, esquemas de classificação, escalas de valores, paradigmas de beleza: todas coisas que continuam a valer mesmo que nos recordemos pouco ou nada do livro lido (...) Existe uma força particular da obra que consegue fazer-se esquecer enquanto tal, mas que deixa sua semente... (p. 10).
Nos escritos que serão partilhados no Ciclo do primeiro semestre de 2020 tenta-se explicitar o potencial estruturante com que cada autor/livro nos foi apresentado (pela escola ou não) e os sentidos que chegou a adquirir a partir dos diversos momentos de sua leitura e conhecimento, nas histórias de formação. Uma reflexão dessa natureza que, na aparência, mobiliza dimensões de histórias individuais da relação com o ler e o conhecer será feita também como incursão pelos sentidos sociais e coletivos que impregnam as obras e os atos de produção da ciência, como desejo de compreensão e de cuidado do mundo. Assim, o entendimento que aqui se buscará é vital para os que já exercem ou se preparam para o exercício de trabalhos educativos. Pensar sobre os clássicos que nos foram mostrados, identificar os clássicos que escolhemos como nossos, conceber seus efeitos e o modo como foram se configurando nas histórias pessoais e sociais decerto habilita nossa argúcia sobre o que fazer formativo que pode orientar o trabalho docente.
Na perspectiva acima descrita é que falaremos de clássicos como E. Durkheim, P. Bourdieu, G. Gusdorf, I. Scheffler e nos brasileiros como J. M. Pires Azanha e M. H. Souza Patto e tentaremos também pensar com Ítalo Calvino. Falaremos de uma obra de cada um deles acreditando haver elos que os aproximam numa reflexão sobre a educação e os sentidos da vida contemporânea.
Público
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Organização
Patricia Aparecida do Amparo - EDM
Ana Laura Godinho Lima - EDF
Denice Barbara Catani - EDM
Katiene Nogueira da Silva - EDM
Juliana de Souza Silva - EDM
Roni Cleber Dias de Menezes - EDF
Renata Marcílio Cândido
Ana Laura Godinho Lima - EDF
Denice Barbara Catani - EDM
Katiene Nogueira da Silva - EDM
Juliana de Souza Silva - EDM
Roni Cleber Dias de Menezes - EDF
Renata Marcílio Cândido
Inscrições: sem inscrição prévia
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br