XVI Workshop Produção Escrita e Psicanálise: Quem ousa ensinar?
Período: 28/10/2020 a 29/10/2020
É preciso ousar, aprender a ousar, para dizer não à burocratização da mente a que nos expomos diariamente.
Paulo Freire, p, 29.

APRESENTAÇÃO *

Após o término de sua experiência na condução da Secretaria de Educação na cidade de São Paulo, em 1991, Paulo Freire escreveu Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar, cuja primeira edição é de 1993. A temática geral do livro são as condições para a construção de uma escola democrática e popular.

Abrangem dez diferentes assuntos, mais ou menos ligados às temáticas mais classicamente associadas ao ler e ao escrever, tais como: a leitura do mundo; o medo; a identidade cultural; as virtudes do educador democrático; a escolha profissional da carreira docente...

Os dez textos, endereçados aos professores, tinham como objetivo convocar o interlocutor na luta contra a redução de sua condição, redução esta que, fazendo o educador pensar que exerce seu ofício por consequência de um fardo e não por escolha, lhe tira a ousadia necessária para sustentar o ato educativo.

Quase trinta anos depois, os membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP, avaliam que as diligências a favor da construção de uma escola democrática e popular, na qual os professores tenham a audácia de continuar a criar modos de ensinar mesmo em condições adversas está longe de estar concluída.

Por este motivo, na XVI Workshop Produção Escrita e Psicanálise: Quem ousa ensinar?, resolveram somar suas vozes à de Paulo Freire, produzindo cartas dirigidas a diferentes interlocutores, sempre inspiradas na discussão freireana.
________________________________________
* Todos os títulos de mesa e as epígrafes deste Workshop foram inspirados ou retirados de FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
Claudia Rosa Riolfi - EDM
Valdir Heitor Barzotto - EDM
Inscrições de participação: somente on line a partir de 02/10/2020 a 27/10/2020 - Vagas esgotadas
Inscrição online encerrada.