"Pensar as diferenças"
Período: 19/09/2019 a 19/09/2019
Conforme podemos atestar em livros, em debates e legislações, o tema das diferenças culturais tem-se tornado uma constante nas análises teórico-sociais, refletindo-se também na Educação. Em seus diversos campos de constituição e validade, podem ser percebidos deslocamentos e transformações relativos a ele. De forma não linear ou homogênea, os discursos hodiernos acerca das diferenças outorgam dinamismo às análises sociais, com debates envolvendo os direitos humanos, mais precisamente a universalidade de direitos, e, de outro lado, os particularismos culturais, críticas e enaltecimentos das comunidades identitárias, variadas concepções a propósito do multiculturalismo e ainda sobre o significado das diferenças. Diante da urgência desse debate, a mesa "Pensar as Diferenças" propõe reflexões a todos os interessados nas diferenças etnicorraciais, com grande incidência na Educação, com a exposição do Profº Carlos Eugênio Marcondes de Moura, que vai apresentar uma seleção iconográfica de negros e indígenas presente em suas duas obras "Estou aqui. Sempre Estive. Sempre Estarei: Indígenas do Brasil - suas imagens (1505-1955)" e também "A travessia da Calunga Grande. Três séculos de imagens sobre o Negro no Brasil (1637-1899)".
Alunos de Educação Básica
Alunos de Graduação
Interessados no tema
Professores da Educação Básica