Curso de Extensão: Quem é o professor, quem é a professora? Perspectivas a partir do teatro
Período: 11/11/2019 a 02/12/2019
O objetivo deste curso é refletir sobre as imagens docentes presentes em duas obras dramatúrgicas: Prometeu acorrentado, de Ésquilo, e O preceptor - ou vantagens da educação privada, uma comédia, de Jakob Michael Reinhold Lenz. Na obra de Ésquilo, vemos a figura mítica de Prometeu ser castigada por dar aos homens um saber só digno dos deuses. O deus apiedado sofre os maiores martírios em prol da humanidade de efêmeros e em nenhum momento se arrepende de ter ajudado os mortais. Na obra de Lenz, observamos as desventuras de um preceptor na Alemanha do século XVIII, castigado por seduzir sua aluna. Na fuga, é abrigado por um velho professor da uma escola pública. Travam então um diálogo no qual refletem sobre as vantagens e desvantagens da escola pública em face da educação doméstica. O que se encontra em jogo nestas duas obras é o estatuto docente em sua estreita relação com o saber e com as práticas sociais.
Alunos e alunas de cursos de pedagogia, comunidade USP e interessados em geral.
11/11/2019 - 09:00 às 12:00 - Sala 121
Comissão de Cultura e Extensão
Cauê Cardoso Polla - EDF
Inscrições de participação: on line pelo site (clique aqui)