1º Seminário “Diálogos sobre corpo em educação”
Período: 17/10/2019 a 18/10/2019
Estudos na área da educação têm ressaltado atualmente a importância do corpo, a dimensão da presença e as relações dialógicas nos processos educativos. Discute-se amplamente sobre aprendizagens ativas; também sobre a necessidade de considerarmos o ser humano em sua integralidade. O corpo tem sido considerado um elemento epistemológico de fronteira, acessado por diferentes áreas de estudos sem deixar-se esgotar por nenhuma exclusivamente. Deste modo, o evento proposto busca promover amplo debate e reflexão interdisciplinar, discorrendo acerca da importância da corporalidade e sua centralidade para os processos formativos. Nesta área, são notórios os estudos sobre tempos, espaços e práticas corporais. Constitui uma inovação olhar para este campo de estudos com o que advém de nossa subjetividade intrínseca: gêneros e interseccionalidades. Tendo a corporalidade como elemento central, o evento prevê uma metodologia que busca transcender as discussões teóricas estabelecidas por 2 mesas e 2 conferencias, buscando coerência ao contemplar a produção corporal também em forma de performances, de apresentações artísticas e de oficinas como formas legitimas de investigar a temática proposta. Intenta-se fecundar um campo de estudos profícuo, inspirando novas gerações a indagações contemporâneas sobre processos formativos, dentro e fora da escola.
Professores pesquisadores
Professores da Educação Básica
Mônica Caldas Ehrenberg - EDM

Ana Cristina Zimmermann