Congresso Internacional da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa
Período: 03/09/2019 a 06/09/2019
Em sua obra Éduquer pour un monde problèmatique, Michel Fabre afirma que o mundo se torna problemático na medida em que os referenciais que orientam a vida em comum se esvaem ou perdem sua legitimidade como respostas razoáveis aos dilemas e problemas de uma sociedade ou comunidade cultural. Um mundo problemático é, pois, aquele no qual já não mais podemos contar com as respostas em que de ordinário nos apoiávamos, sem que sequer soubéssemos que se tratavam de respostas, como afirma Arendt em seu ensaio sobre a crise na educação. Essa perda de referenciais sólidos e partilhados tem se espraiado pelas mais diferentes dimensões da existência humana e, no domínio da educação, se manifesta, por exemplo, nas incertezas sobre as formas e conteúdos que devem integrar a educação escolar, no questionamento acerca do significado e do lugar social do professor ou ainda nos princípios éticos e políticos a partir dos quais se podem justificar e legitimar a ação educativa. Um mundo problemático nos obriga, portanto, a avaliar as respostas que nos foram legadas, mas também a pôr em questão a própria pertinência da forma pela qual temos nos interrogado acerca dos procedimentos e da razão de ser da prática educativa.
Como, pois, pensar as tarefas e o sentido da educação em um mundo que já não conta com uma sólida tradição capaz de hierarquizar saberes e normatizar as práticas e que tampouco parece compartilhar da esperança iluminista em um devir histórico como uma marcha em direção ao progresso e à emancipação política e moral de todos os povos? Poderia a educação conviver com um regime de temporalidade no qual tanto o “espaço das experiências do passado” como o “horizonte das expectativas em relação ao futuro” (Koseleck) encolhem em face das urgências de gozo do presente? Que desafios e que oportunidades um mundo problemático – no qual o caráter estável das narrativas acerca dos papéis sociais predeterminados foi substituído pelo imperativo da autoprodução do sujeito – coloca para aqueles que pensam a educação a partir de uma perspectiva filosófica?
José Sérgio Fonseca de Carvalho - EDF
Carlota Boto - EDF
Crislei de Oliveira Custódio - EDM
Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - EDF