Seminário Internacional Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
Período: 24/06/2019 a 25/06/2019
Período: 24/06/2019 a 25/06/2019
Ementa | Resumo
Todos os dias os professores enfrentam situações relacionadas a estes
temas que vão da simples divergência de ideias à violência, da brincadeira racista à exclusão e da
diferença à discriminação. A discussão sobre as questões religiosas, de discriminação e de racismo
no espaço escolar visa preencher uma lacuna institucional, caracterizada pela ausência de materiais
prescritivos e diretivos, e propõe um reforço à formação dos docentes no que se refere ao tema,
trazendo ferramentas e recursos pragmáticos para o seu enfrentamento no cotidiano escolar. O
grupo de pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS/FEUSP), com o apoio do grupo
Discriminação, preconceito, estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação (FEUSP) e do
Laboratório Éducation, cultures et politiques (ECP/Université Lyon2) promovem o Seminário
Religião, discriminação e racismo no espaço escolar. Trata-se do compartilhamento e divulgação de
resultados da pesquisa internacional Religião, discriminação e racismo no espaço escolar dirigida
por Françoise Lantheaume que tem sido desenvolvida em parceria com pesquisadores brasileiros.
Além disso, especialistas nas temáticas abordadas são convidados enquanto comentaristas para a
discussão que, além de uma perspectiva comparativa internacional, promove o acesso a
conhecimentos produzidos em diferentes regiões brasileiras (Nordeste, Sul e Sudeste). Assim, o
seminário busca responder os seguintes questionamentos: Como professores e professoras agem,
quais recursos (humanos, dispositivos, argumentos ou outros) mobilizam em situações em que as
questões da religião, da discriminação e do racismo são trazidas para o contexto escolar? Quais as
lógicas de ação utilizadas por eles? Qual a influência das diferentes configurações socio-culturais
nas práticas docentes relacionadas à estes temas?
As questões abordadas são
frequentemente veladas e estão ausentes do debate no cotidiano escolar, principalmente porque a
preocupação maior é sobretudo com a transmissão dos conhecimentos tradicionalmente postos nos
currículos oficiais, cobrados em avaliações externas. No entanto, a escola forma e socializa para
além da transmissão de conteúdos prescritos, de modo que esse debate se mostra necessário e
pertinente para professores em exercício, formadores de professores e professores em formação. A
principal contribuição do evento para a comunidade acadêmica é avançar os conhecimentos sobre a
atividade profissional do professor, sobretudo aquilo que vai além do currículo e das prescrições. Ao
avançar os conhecimentos sobre intolerância religiosa, discriminação e racismo, as discussões no
evento vão contribuir para conscientizar o público que tais fenômenos estão presentes nas escolas
públicas, o que seria um primeiro passo para que os futuros professores deem a devida atenção e
exerçam sua função cidadã na garantia do direito fundamental da educação em uma escola pública,
laica, universal e gratuita.A exposição das diferentes pesquisas nos permitirá desnaturalizar
algumas dimensões das práticas locais e nos apropriarmos dos debates e de práticas bem-sucedidas
em diferentes regiões e países. O evento é mais uma maneira de contribuir para a
internacionalização da pesquisa acadêmica brasileira.
Este evento contribuirá para a academia brasileira pensar a coexistência e
a tensão de valores em uma sociedade sincrética como é nosso país. Além disso, o debate e a
discussão sobre as temáticas propostas colaborarão para o desafio sociológico, político, educacional
e jurídico presente nos diferentes países, no que diz respeito à articulação entre identidades
privadas e políticas públicas, a fim de preservar o espaço de cidadania comum e a capacidade de
viver em conjunto.Esperamos que o evento organizado seja base para elaboração de diretrizes para
a gerência de situações envolvendo os temas de religião, discriminação e racismo para reflexões
sobre possíveis elementos dos currículos escolares que visibilizam ou silenciam situações de
discriminação, racismo, intolerância religiosa e laicidade, na educação básica; para uso dos
professores das escolas básicas de ensino; e, para a elaboração de propostas pedagógicas para o
fomento das discussões sobre religião, discriminação e racismo na formação inicial e continuada dos
docentes.
temas que vão da simples divergência de ideias à violência, da brincadeira racista à exclusão e da
diferença à discriminação. A discussão sobre as questões religiosas, de discriminação e de racismo
no espaço escolar visa preencher uma lacuna institucional, caracterizada pela ausência de materiais
prescritivos e diretivos, e propõe um reforço à formação dos docentes no que se refere ao tema,
trazendo ferramentas e recursos pragmáticos para o seu enfrentamento no cotidiano escolar. O
grupo de pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS/FEUSP), com o apoio do grupo
Discriminação, preconceito, estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação (FEUSP) e do
Laboratório Éducation, cultures et politiques (ECP/Université Lyon2) promovem o Seminário
Religião, discriminação e racismo no espaço escolar. Trata-se do compartilhamento e divulgação de
resultados da pesquisa internacional Religião, discriminação e racismo no espaço escolar dirigida
por Françoise Lantheaume que tem sido desenvolvida em parceria com pesquisadores brasileiros.
Além disso, especialistas nas temáticas abordadas são convidados enquanto comentaristas para a
discussão que, além de uma perspectiva comparativa internacional, promove o acesso a
conhecimentos produzidos em diferentes regiões brasileiras (Nordeste, Sul e Sudeste). Assim, o
seminário busca responder os seguintes questionamentos: Como professores e professoras agem,
quais recursos (humanos, dispositivos, argumentos ou outros) mobilizam em situações em que as
questões da religião, da discriminação e do racismo são trazidas para o contexto escolar? Quais as
lógicas de ação utilizadas por eles? Qual a influência das diferentes configurações socio-culturais
nas práticas docentes relacionadas à estes temas?
As questões abordadas são
frequentemente veladas e estão ausentes do debate no cotidiano escolar, principalmente porque a
preocupação maior é sobretudo com a transmissão dos conhecimentos tradicionalmente postos nos
currículos oficiais, cobrados em avaliações externas. No entanto, a escola forma e socializa para
além da transmissão de conteúdos prescritos, de modo que esse debate se mostra necessário e
pertinente para professores em exercício, formadores de professores e professores em formação. A
principal contribuição do evento para a comunidade acadêmica é avançar os conhecimentos sobre a
atividade profissional do professor, sobretudo aquilo que vai além do currículo e das prescrições. Ao
avançar os conhecimentos sobre intolerância religiosa, discriminação e racismo, as discussões no
evento vão contribuir para conscientizar o público que tais fenômenos estão presentes nas escolas
públicas, o que seria um primeiro passo para que os futuros professores deem a devida atenção e
exerçam sua função cidadã na garantia do direito fundamental da educação em uma escola pública,
laica, universal e gratuita.A exposição das diferentes pesquisas nos permitirá desnaturalizar
algumas dimensões das práticas locais e nos apropriarmos dos debates e de práticas bem-sucedidas
em diferentes regiões e países. O evento é mais uma maneira de contribuir para a
internacionalização da pesquisa acadêmica brasileira.
Este evento contribuirá para a academia brasileira pensar a coexistência e
a tensão de valores em uma sociedade sincrética como é nosso país. Além disso, o debate e a
discussão sobre as temáticas propostas colaborarão para o desafio sociológico, político, educacional
e jurídico presente nos diferentes países, no que diz respeito à articulação entre identidades
privadas e políticas públicas, a fim de preservar o espaço de cidadania comum e a capacidade de
viver em conjunto.Esperamos que o evento organizado seja base para elaboração de diretrizes para
a gerência de situações envolvendo os temas de religião, discriminação e racismo para reflexões
sobre possíveis elementos dos currículos escolares que visibilizam ou silenciam situações de
discriminação, racismo, intolerância religiosa e laicidade, na educação básica; para uso dos
professores das escolas básicas de ensino; e, para a elaboração de propostas pedagógicas para o
fomento das discussões sobre religião, discriminação e racismo na formação inicial e continuada dos
docentes.
Público
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Pesquisadores interessados no tema
Professores da Educação Básica
Alunos de Pós-Graduação
Pesquisadores interessados no tema
Professores da Educação Básica
Transmissão Online (clique para ver os horários)
24/06/2019 - 08:30 às 17:30
25/06/2019 - 08:30 às 17:30
25/06/2019 - 08:30 às 17:30
Organização
Maria da Graça Jacintho Setton - EDF
Gabriela Abuhab Valente
Comissão Organizadora
Adriana Santiago Dantas
Gabriela Abuhab Valente
Maria da Graça J. Setton
Roseli Fischmann
Gabriela Abuhab Valente
Comissão Organizadora
Adriana Santiago Dantas
Gabriela Abuhab Valente
Maria da Graça J. Setton
Roseli Fischmann
Inscrições de participação: somente on line
a partir de 24/03/2019 a 21/06/2019
- Vagas esgotadas
Inscrição online encerrada.
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br