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Evento

Seminário Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
Período: 24/06/2019 a 25/06/2019
Todos os dias os professores enfrentam situações relacionadas a estes
temas que vão da simples divergência de ideias à violência, da brincadeira racista à exclusão e da
diferença à discriminação. A discussão sobre as questões religiosas, de discriminação e de racismo
no espaço escolar visa preencher uma lacuna institucional, caracterizada pela ausência de materiais
prescritivos e diretivos, e propõe um reforço à formação dos docentes no que se refere ao tema,
trazendo ferramentas e recursos pragmáticos para o seu enfrentamento no cotidiano escolar. O
grupo de pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS/FEUSP), com o apoio do grupo
Discriminação, preconceito, estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação (FEUSP) e do
Laboratório Éducation, cultures et politiques (ECP/Université Lyon2) promovem o Seminário
Religião, discriminação e racismo no espaço escolar. Trata-se do compartilhamento e divulgação de
resultados da pesquisa internacional Religião, discriminação e racismo no espaço escolar dirigida
por Françoise Lantheaume que tem sido desenvolvida em parceria com pesquisadores brasileiros.
Além disso, especialistas nas temáticas abordadas são convidados enquanto comentaristas para a
discussão que, além de uma perspectiva comparativa internacional, promove o acesso a
conhecimentos produzidos em diferentes regiões brasileiras (Nordeste, Sul e Sudeste). Assim, o
seminário busca responder os seguintes questionamentos: Como professores e professoras agem,
quais recursos (humanos, dispositivos, argumentos ou outros) mobilizam em situações em que as
questões da religião, da discriminação e do racismo são trazidas para o contexto escolar? Quais as
lógicas de ação utilizadas por eles? Qual a influência das diferentes configurações socio-culturais
nas práticas docentes relacionadas à estes temas?
As questões abordadas são
frequentemente veladas e estão ausentes do debate no cotidiano escolar, principalmente porque a
preocupação maior é sobretudo com a transmissão dos conhecimentos tradicionalmente postos nos
currículos oficiais, cobrados em avaliações externas. No entanto, a escola forma e socializa para
além da transmissão de conteúdos prescritos, de modo que esse debate se mostra necessário e
pertinente para professores em exercício, formadores de professores e professores em formação. A
principal contribuição do evento para a comunidade acadêmica é avançar os conhecimentos sobre a
atividade profissional do professor, sobretudo aquilo que vai além do currículo e das prescrições. Ao
avançar os conhecimentos sobre intolerância religiosa, discriminação e racismo, as discussões no
evento vão contribuir para conscientizar o público que tais fenômenos estão presentes nas escolas
públicas, o que seria um primeiro passo para que os futuros professores deem a devida atenção e
exerçam sua função cidadã na garantia do direito fundamental da educação em uma escola pública,
laica, universal e gratuita.A exposição das diferentes pesquisas nos permitirá desnaturalizar
algumas dimensões das práticas locais e nos apropriarmos dos debates e de práticas bem-sucedidas
em diferentes regiões e países. O evento é mais uma maneira de contribuir para a
internacionalização da pesquisa acadêmica brasileira.
Este evento contribuirá para a academia brasileira pensar a coexistência e
a tensão de valores em uma sociedade sincrética como é nosso país. Além disso, o debate e a
discussão sobre as temáticas propostas colaborarão para o desafio sociológico, político, educacional
e jurídico presente nos diferentes países, no que diz respeito à articulação entre identidades
privadas e políticas públicas, a fim de preservar o espaço de cidadania comum e a capacidade de
viver em conjunto.Esperamos que o evento organizado seja base para elaboração de diretrizes para
a gerência de situações envolvendo os temas de religião, discriminação e racismo para reflexões
sobre possíveis elementos dos currículos escolares que visibilizam ou silenciam situações de
discriminação, racismo, intolerância religiosa e laicidade, na educação básica; para uso dos
professores das escolas básicas de ensino; e, para a elaboração de propostas pedagógicas para o
fomento das discussões sobre religião, discriminação e racismo na formação inicial e continuada dos
docentes.
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Pesquisadores interessados no tema
Professores da Educação Básica
Horários e Locais:
24/06/2019 - 08:30 às 17:30 - Auditório FEUSP
25/06/2019 - 08:30 às 17:30 - Auditório FEUSP
Maria da Graça Jacintho Setton - EDF
Gabriela Abuhab Valente
Inscrições: somente on line
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br