Brasil e governo das diferenças, ontem e hoje
Período: 11/10/2018 a 11/10/2018
Esta mesa tem por objetivo central examinar de que modo se formulou, no processo de construção da identidade nacional brasileira, o problema das diferenças legítimas. Isto é, procuramos recolher elementos para pensar a partir de quais saberes e práticas definiram-se os contornos capazes de conferir certa homogeneidade e articulação à comunidade política que entendemos como os brasileiros. Ao mesmo tempo, procuramos pensar a articulação dessa identidade com o problema das desigualdades, isto é, a questão da integração de amplas parcelas da população num ordenamento social percebido como legítimo. É o tema da produtividade das práticas estatais e da cidadania, assim, que se encontra em pauta, num olhar longitudinal que se inicia ainda no Brasil Império, passa pelas transformações do estado no pós II Guerra Mundial e chega até os dias de hoje. Especial atenção será dada aos contornos que o dispositivo racial assume em nossa sociedade, sua produtividade política e suas articulações com outros eixos de problematização de nossa questão social, tais como processos de marginalização e violência.
11/10/2018 - 14:00 às 16:30 - Auditório FEUSP
Fabiana Augusta Alves Jardim - EDF