XVII SMELP - 2018 Questões contemporâneas do currículo de Português
Período: 24/10/2018 a 25/10/2018
Professores e gestores na escola ainda se mostram divididos e incertos ante as “novidades” do mundo tecnológico, enquanto as crianças e jovens já não existem sem a extensão do celular. Jamais estiveram tão “empoderados”, no sentido de que podem se comunicar instantaneamente e se fortalecer numa comunidade capaz de criar mecanismos de resistência e de força ideológica, inclusive para resistir à escola, a seus gestores e professores. Parece que à escola resta repensar sua autoridade, hoje muito diferente daquele lugar que afastava seus membros do meio social, para, em tese, protegê-los e educá-los para a polis, mas que também os tutelava a ponto de calar-lhes completamente as vozes.
A comunidade escolar, por parte dos alunos, clama por uma nova ética, novos métodos e novos conteúdos. O que pode o currículo? Como concebê-lo nestes novos tempos? Que movimentos será necessário fazer? Esses desafios são acolhidos pelos novos documentos nacionais?
Professores da Educação Básica
Neide Luzia de Rezende - EDM
Claudia Rosa Riolfi - EDM
Emerson de Pietri - EDM