I Colóquio Internacional sobre Pesquisas Socioinformáticas
Período: 27/06/2018 a 30/06/2018
O 1º Colóquio Sobre Pesquisas Socioinformáticas terá como foco as pesquisas que vem sendo desenvolvidas a partir da década de 1990 no Groupe de Sociologie Pragmatique et Réflexive (GSPR) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, quando Francis Chateauraynaud e outros membros desenvolveram um conjunto de softwares de mineração de textos de caráter quali-quantitativo, tendo como núcleo o software Prospéro. Desde então, o desenvolvimento de pesquisas sobre controvérsias com o apoio teórico da sociologia pragmática e o apoio metodológico do software Prospéro vem crescendo de forma mais pronunciada nos últimos anos graças à integração de pesquisadores de fora da França ao GSPR-EHESS. Com temáticas de diversas áreas do conhecimento, pesquisadores munidos de materiais de estudo em língua não francesa vêm adotando o Prospéro como ferramenta metodológica. Para permitir o processamento de textos em outros idiomas, desenvolveram-se versões adaptadas do Prospéro, inclusive uma em português denominada Prospéro Lusófono-Br. O evento terá a presença de pesquisadores franceses e brasileiros que, através de palestras, mesas redondas e cursos, debaterão dentre outros aspectos as diversas matrizes teóricas que sustentam debates sobre controvérsias e as potencialidades e os limites das ferramentas socioinformáticas utilizadas para auxiliar estudos educacionais e sociológicos e buscarão disseminar o uso do Prospéro Lusófono-Br disponibilizando sua versão em português para os pesquisadores brasileiros.
pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores educaçao básica
Vinício de Macedo Santos - EDM

Comissão Organizadora