Eventos

Evento

Formação dos professores polivalentes nos cursos de pedagogia: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo)
Período: 13/08/2018 a 13/08/2018
O evento tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa “A formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo”, coordenada pela Dra. Selma Garrido Pimenta. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseada no estudo de casos múltiplos contou com apoio do CNPq e foi desenvolvida por pesquisadores de diferentes instituições, todos membros do GEPEFE (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Educadores) - da FEUSP e decorreu de pesquisa anterior que mapeou a organização curricular dos cursos de Pedagogia do estado de São Paulo, investigando as matrizes curriculares de 144 instituições. Das 144 instituições investigadas 49 apresentaram indícios de inovação, mas somente 24 PPCs estavam disponíveis para análise e destes apenas 16 PPCs confirmaram tais indícios e foram objeto desta nova investigação. Os instrumentos utilizados foram a análise documental e a entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos de Pedagogia, um total de 12 coordenadores das 16 instituições identificadas com indícios de inovação. Inovação compreendida, na perspectiva emancipatória, pela busca de objetivos determinados em situações concretas, por sujeitos comprometidos ética, crítica e socialmente com seus resultados. Seis temas norteadores: a articulação entre teoria e prática; o caráter interdisciplinar e integrador de diferentes áreas de conhecimento nos cursos; as formas de proposição da pesquisa; a proposição dos estágios supervisionados nos cursos; a posição ocupada pela Didática e pelas Metodologias de Ensino das diferentes áreas de conhecimento na estrutura dos cursos, permitiram localizar manifestações de inovação, que serão objeto de detalhamento no seminário, em uma escala maior ou menor em cada caso estudado. A pesquisa evidencia problemas na formação do professor polivalente realizada nos cursos de Pedagogia, decorrentes da implementação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, bem como, mostra indicativos de inovação no currículo de alguns cursos investigados.
Coordenadores dos cursos de Pedagogia participantes da pesquisa, coordenadores de cursos de Pedagogia em geral, professores de cursos de Pedagogia, alunos de cursos de Pedagogia, mestrandos e doutorandos
13/08/2018 - 09:00 às 13:00 - Auditório FEUSP
José Cerchi Fusari - EDM
Inscrições: sem inscrição prévia
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br