ENCONTRO: O TANGO E O SAMBA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO E DIVERSIDADE.
Período: 18/11/2017 a 18/11/2017
As danças de salão, como o Tango e o Samba de Gafieira, são expressões culturais próprias da Argentina, do Uruguai e do Brasil. Nestas danças existem estereótipos marcados por aquilo que as pessoas podem fazer, padrões rígidos nos quais as pessoas, segundo seu sexo biológico, devem realizar determinadas ações. Nos últimos anos, diversos coletivos têm tensionado tais estereótipos encontrando-se para dançar o Tango e o Samba de Gafieira sem seguir um padrão de heteronormativo determinado. Tudo isso pode ser analisado desde a perspectiva de Butler em relação de uma regulação normativa dos corpos.
Propositor: José Manuel Alvarez Seara
Possui Mestrado em Educação Física da Universidade Federal Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil (2015), Especialização em Genero e políticas Públicas-FCS- Universidad de la República, Uruguay (2014), graduação em Sociología - Universidad de la Republica, Uruguay (2011) e graduação em Educação Física e Esportes- Universidad Abierta Interamericana, Argentina (2001). Atualmente é professor adjunto na Universidad de la Republica, Uruguay. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e nos estudos de sociologia de gênero. Atualmente é estudante de Doutorado em Ocio, Cultura y Comunicación para el Desarrollo Humano, na Universidad de Deusto, Espanha,com o tema de pesquisa sobre as danças de salão Tango e Samba de Gafieira nas cidades de Buenos Aires, Montevideo e Sao Paulo, desde uma perspectiva de gênero e diversidade.
Atualmente esta fazendo um estagio na UFMG, Minas Gerais, Brasil, no periodo 2017/2 no programa interdisciplinar de Estudos do Lazer, na EEFFTO-UFMG.
Também e estudante do Diploma Superior de Diversidad Sexual e Derechos Humanos, de CLACSO curso 2017. É dançarino de Tango e percusionista.
professores, alunos e demais pessoas advindas das comunidades de dança, ou não, com interesse pelo assunto.
18/11/2017 - 14:00 às 16:00 - Sala 130 (LabArte)
Rogerio de Almeida - EDA
Inscrições: sem inscrição prévia