Discussões de gênero na escola: quem tem medo da igualdade?
Período: 24/10/2017 a 24/10/2017
Em 2015, ano em que se encerraria o prazo para aprovação dos Planos Municipais de Educação em todo o país, após um extenso processo de participação da comunidade escolar, gestores públicos e organizações da sociedade civil com vistas a estabelecer diretrizes para a educação na próxima década, vimos as audiências públicas sobre esse Plano serem tomadas por organizações que tinham como principal objetivo proibir qualquer referência a gênero e sexualidade nas escolas. Nos últimos meses, têm sido apresentado em diversas câmaras de vereadores o projeto de lei “Escola sem Partido”, que tem como uma de suas principais bandeiras proibir qualquer discussão sobre gênero nas escolas. O absurdo é tamanho que foi retirado do texto final da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), enviada ao Conselho Nacional de Educação, qualquer referência à gênero, inclusive gênero musical. À parte o uso eleitoral dessa discussão feita por alguns legisladores e movimentos organizados que se utilizam da desinformação e do medo para angariar votos, como compreender que educadores sejam proibidos de contemplar em seus programas temáticas tão importantes para o combate às desigualdades e à violência dentro e fora da escola?
24/10/2017 - 19:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
Apoio Acadêmico