Debate sobre o Documento da Nova Carreira Docente
Período: 26/08/2016 a 26/08/2016
A Comissão instituída para analisar e propor alterações estatutárias e regimentais apresenta a segunda versão do conjunto de normas destinado à reformulação do sistema de avaliação da USP, que pode ser acessada no site " http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430".
Desde maio, 35 Unidades da Universidade se manifestaram sobre a proposta O assunto também foi discutido em três grandes debates com a comunidade, além de diversos encontros com públicos variados.
Tais manifestações e discussões trouxeram críticas, sugestões e contribuições valiosas, que foram incorporadas, em sua maioria, a uma segunda versão do documento.
O objetivo não é impor critérios mais rigorosos de avaliação ou aumentar a produção científica, mas sim reestruturar um complexo de avaliação constituído por rotinas desconcertadas, a maioria dissociada de planejamento e carente da resolução necessária para discriminar as características de trabalhos desenvolvidos em áreas diferentes.
A proposta de mudança se baseia na noção de que o processo de avaliação deve estar referenciado nos projetos acadêmicos institucionais e individuais e institucionais.
Além das exposições de motivos, a nova versão traz aperfeiçoamentos em vários temas do Regimento Interno da CPA e do Estatuto do Docente, tais como composição e atribuições da CPA, sistemática de avaliação, promoção horizontal, entre outros.
A Comissão agradece pelo envolvimento de todos e espera que estes documentos possam subsidiar as discussões que ocorrerão durante o mês de agosto, quando terminará o prazo para o envio de novos comentários, de modo que a deliberação sobre o tema pelo Conselho Universitário possa ser a mais livre e informada possível.
Comissão:
Adalberto Américo Fischmann