"Romantismos: Olhares visionários"
Período: 09/11/2012 a 09/11/2012

"Romantismos: Olhares visionários"

Quem nunca ouviu dizer que tal pessoa "é romântica"? Ainda mais comum é a expressão: "isso é muito romântico!", relacionada com algo de fantasioso ou irreal.

Mas, afinal, o que é Romantismo?
Uma tendência comportamental? Um estado de espírito? Um fenômeno cultural do século XIX? Um movimento literário, pictórico?
A palestra "Romantismos: Olhares visionários", será uma introdução à História da Arte tendo como eixo temático o movimento denominado de Romantismo, surgido nos fins do século XVIII, na Alemanha, Inglaterra, França, estendido até os meados do XIX e propagado para outras regiões da Europa e para as Américas.

O Romantismo marca presença inclusive na pintura e literatura brasileiras, com Victor Meirelles e Álvares de Azevedo, por exemplo. Nos Estados Unidos, será encontrado nas obras de David Thoreau e Emerson, além de Walt Whitman e Emily Dickinson, pensadores e artistas relacionados ao Transcendentalismo.

Contudo, não há uma definição precisa capaz abarcar os diversos sentidos que o movimento adquiriu, talvez um dos mais importantes e significativos da cultura ocidental, sendo considerado um marco para a cultura artística moderna. Por isso autor francês Charles Baudelaire propõe uma excelente fórmula: "há tantos Romantismos quanto Românticos". Isso porque advém dele conceitos que servem ainda hoje de critérios para as artes como, originalidade, genialidade e criação individual.

Palestrante: Mariana Zenaro é graduada e licenciada em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Tem Pós-Graduação (MBA) em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, pela Fundação Getúlio Vargas. Frequentou os cursos livres de História da Arte na Escola do Museu de Arte de São Paulo (MASP) por três anos. Trabalhou em Museus, Arquivos e Instituições Culturais. Foi voluntária no Centro de Documentação e Biblioteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Dá cursos e palestras sobre história da arte em fundações e centros culturais.
09/11/2012 - 00:00 às 22:00 - Sala 130 (LabArte)
Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - EDF
Inscrições de participação: somente on line a partir de 03/10/2012 a 09/11/2012 - Vagas esgotadas