Estudante Victória Maria Lopes Corrêa, do curso de pedagogia, recebe menção honrosa pelo trabalho de Iniciação Científica no 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia

SBHC - Mencao HonrosaA estudante Victória Maria Lopes Corrêa, do curso de pedagogia, recebeu uma menção honrosa pelo trabalho de Iniciação Científica “A Emancipação da Mulher: defesa do acesso a conteúdos científicos e matemáticos no periódico O Quinze de Novembro do Sexo Feminino”. A premiação ocorreu durante o 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia organizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) ocorrido entre 23 e 27 de novembro. A pesquisa orientada pelo Prof. Dr. Zaqueu Vieira Oliveira (EDM) trata da defesa do acesso à ciência e matemática feita por mulheres em “O Quinze de Novembro do Sexo Feminino”, periódico feminino do início do período da República. A discussão gira em torno de como os conteúdos científicos e matemáticos se apresentam no periódico e como ocorre essa defesa em prol da emancipação feminina. Os resultados da pesquisa também serão divulgados no artigo “A Emancipação da Mulher e a Presença das Ciências e da Matemática no Periódico ‘O Quinze de Novembro do Sexo Feminino’”, aceito para ser publicado em 2021 na revista Estudos Avançados do IEA-USP.