Espaços de Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão

Laboratório de Ciências Humanas e Meios de Condução de Trabalhos Práticos e Similares

Laboratório de Ciências Humanas – LabCH

Desenvolve projetos voltados aos estudantes de graduação com vista à iniciação à docência e investigações sobre ensino e aprendizagem de disciplinas. Alguns projetos relacionam-se à produção de materiais didáticos para o ensino de História e de Geografia e a interdisciplinaridade em educação ambiental. Na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais o espaço acolhe oficinas de fotografia, discussões e apresentação de análises de livros e materiais didáticos, produção e reprodução de vídeos e exposição de planos de aulas. Outras iniciativas envolvem professores da rede pública, integrando-os em um processo de formação contínua que inclui cursos e acompanhamento de ações nas escolas, tais como o PIBID e RP/Capes/USP. Em torno do Laboratório realizam-se, igualmente, pesquisas de pós-graduação, organização de Seminários e Grupos de Estudos com investigações concernentes à formação de professores, história das disciplinas, práticas escolares e questões de epistemologia. São realizados periodicamente Encontros de Professores de História e Geografia do ensino fundamental, médio e superior. Alguns deles são o Experiências Didáticas no Ensino de História, o Grupo de Estudos e Pesquisas Literatura, História e Educação: faces do ensino e da pesquisa sobre formação e profissão docente (LIHED) com coordenação da Profa. Dra. Dislane Zerbinatti Moraes, o GEPED – Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Geografia: práticas interdisciplinares, coordenado pela Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar e encontros no âmbito do Centro de Pesquisa em Didática da História (CEPEDHI) sob a direção da Profa. Dra. Katia Maria Abud.

Professores responsáveis:

Localização: sala 07 do Bloco B