Escola de Aplicação da USP conquista primeiro lugar no IDEB

A Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas públicas da capital para o ensino fundamental 2, referente ao ano de 2015. Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.

Para a diretora da Escola de Aplicação, Andréia Botelho de Rezende, conquistar o primeiro lugar tem uma importância enorme para toda a comunidade escolar. “Nós já possuímos um índice histórico baixo de reprovações e mesmo com toda a dificuldade para a reposição de professores, esse prêmio nos mostra que nossos alunos estão recebendo uma boa formação”, afirma a diretora.

Projetos e metodologias da escola

Ainda de acordo com Andréia, a escola possui projetos e metodologias interdisciplinares que auxiliam na formação dos estudantes. “Há, por exemplo, a metodologia dos estudos de meios, onde os alunos vão a campo e estudam questões variadas, e os projetos permanentes da escola: o projeto sexualidade, negritude e de prevenção do uso de drogas”, frisa.

A Escola de Aplicação recebe também uma quantidade significativa de estagiários, oriundos tanto da Feusp quanto de outras unidades. “No semestre passado, por exemplo, recebemos cerca de 250 inscrições de estagiários da USP. A experiência de ter os estagiários é importante tanto para a formação deles, quanto para o auxílio aos professores”, ressalta Andréia.

O Ideb

O Ideb é o indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação que trata da educação básica. Ele é calculado e divulgado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Parabenizamos toda a Comunidade Escolar por essa importante conquista!

Profa. Dra. Belmira de Barros Oliveira Bueno
Diretora da Faculdade de Educação da USP