Escola da rede municipal com ensino médio recebe professora Cláudia Galian para discussão sobre a BNCC

No dia 21 de maio, a professora Cláudia Galian, docente da FEUSP, participou da reunião coletiva de formação de professores (JEIF) na EMEFM Prof. Derville Allegretti.

A EMEFM Derville, uma das oito escolas com ensino médio na rede municipal de São Paulo, está estudando e discutindo com as/os professoras/es o currículo do ensino médio para a rede, a ser implantado em 2020.

No início desse ano, a EMEFM passou a integrar o Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo e, com o intermédio das educadoras do Programa de Formação de Professores FEUSP, a professora Cláudia participou da JEIF para discutir as alterações propostas para o ensino médio abordando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A partir da apresentação O ensino médio segundo a BNCC: desafios para a escola, a docente discutiu com os professores questões como as diferentes dimensões do currículo e a importância do protagonismo da escola em sua produção.

A garantia de oferta da parte diversificada do currículo, o itinerário formativo e a aplicabilidade dos conhecimentos das disciplinas, presentes na proposta para a reforma do ensino médio, foram objeto de questionamentos no debate.

O papel das disciplinas no currículo, sua avaliação, o que pode/deve ser modificado e a função social da escola foram alguns dos pontos que ficaram abertos para a equipe de professores dar continuidade à discussão.

Texto: Gislaine Oliveira e Jany Elizabeth Pereira
Fotos: Gislaine Oliveira