EMEI Santos Dumont recebe a pesquisadora Luana Robles em seu planejamento para formação sobre educação e cultura indígena

No dia 22 de julho de 2019 a EMEI Santos Dumont recebeu a pesquisadora Luana Robles Vieira para realizar a formação das professoras com o título Transmissão horizontal de saberes: o que podemos aprender com a infância indígena.

A EMEI faz parte do Guia de Escolas FEUSP e a coordenadora Samantha Schleumer solicitou às educadoras do Programa de Formação de Professores uma colaboração da Faculdade para o trabalho sobre a cultura indígena que a escola tem realizado com as crianças.

A pesquisadora Luana falou sobre a educação escolar indígena a partir de sua experiência com a formação de professores nas aldeias Yanomami e o magistério indígena do povo Guarani. Além disso, abordou temas gerais da cultura de diferentes povos indígenas tais como a relação entre colonização e povoamento da região amazônica e o extermínio dos indígenas; os significados do território, do grafismo e da língua e a relação com a cultura; a construção dos corpos e a autonomia das crianças.

As professoras levantaram questões sobre a posição das mulheres, o reconhecimento das lideranças e a educação escolar nas cidades.

Considerando que a educação, muitas vezes, traz a temática indígena, mas não incorpora em seu cotidiano as contribuições da cultura indígena, a equipe reforçou a importância de compreender e aprofundar os estudos sobre o Brasil indígena contemporâneo, a situação política dos povos  e sua cultura, saindo do lugar comum, ingênuo e estereotipado.

Texto: Gislaine Oliveira e Jany Elizabeth Pereira

Fotos: Gislaine Oliveira