EMEF CEU Casa Blanca recebe curso de extensão da FEUSP

No dia 27/04/19 teve início na EMEF CEU Casa Blanca o curso de extensão Mundo Sensível e domínio da experiência dos alunos na sua relação com o conhecimento matemático, ministrado pelo professor Vinício de Macedo Santos, docente da FEUSP. A primeira aula contou com a participação do professor Humberto Luis de Jesus, assistente de educação na Secretaria Municipal de Educação de SP.

O curso foi elaborado pelo professor Vinício, a partir da demanda apresentada pelas coordenadoras dessa EMEF às educadoras do Programa de Formação de Professores, e acontecerá em oito encontros distribuídos durante o ano letivo. Tem como objetivos a discussão e aplicação de critérios de análise de materiais didáticos utilizados pelos professores em sala de aula; a realização de oficinas baseadas em situações-problema e sequências de atividades; a reflexão sobre processos interativos e sobre a argumentação dos alunos na resolução de situações-problemas; e a interação entre professores especialistas e polivalentes.

A EMEF CEU Casa Blanca compõe o Guia de Escolas FEUSP, material organizado pelas educadoras, a partir de visitas a escolas públicas e manutenção de contato semestral com as equipes gestoras. O Guia é disponibilizado aos estudantes da FEUSP no link: http://www4.fe.usp.br/estagios/guia-de-escolas.

Além das vagas destinadas aos professores dessa EMEF, foram oferecidas vagas prioritárias para os professores das demais escolas que compõem o Guia e o Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo.

A mediação para a realização dessa atividade, bem como demais ações de formação organizadas pelas educadoras nas escolas públicas, se configuram como contrapartida às escolas coformadoras dos futuros professores.

Texto: Marina Capusso e Sandra Torquato Bronzate

Fotos: Sandra Torquato Bronzate