Despedida do Prof. Valdir Barzotto da CCInt-FE

Com as fotos de nossa sabiá me despeço da gestão da CCInt.FE.

Escolhi esta foto porque uma das primeiras coisas que notei que tinha de fazer era convocar os alunos brasileiros intercambistas a ter orgulho de nossos esforços para preservar a fauna e a flora, começando pelo campus do Butantã e pela pesquisa acadêmica da FE sobre estes aspectos.

Estava iniciando a gestão em 2014 quando comecei a ouvir relatos de alunos que estavam voltando do exterior a respeito das perguntas que os estrangeiros lhes faziam. Por exemplo: Como é estudar em um campus que tem animais?

Segundo os alunos estas perguntas eram um tanto constrangedoras. Então, nas Oficinas de preparo para intercâmbio passei a abordar este tema. O objetivo era orientar os alunos para aproveitar perguntas desta natureza para apresentar nossa produção acadêmica que contribui para a preservação a fauna e flora.

Disponibilizei na CCInt, para consulta, o belíssimo livro que meus alunos me deram de presente de aniversário: Fauna e Flora no campus, de Krauss, Hofling, Rodrigues e Sampaio, Ed EDUSP. Indiquei teses como Socorro, Tem um bicho aqui! de Maria Cornélia Mergulhão, orientada por Silvia Trivelato.

Agora disponibilizo estas fotos, ao mesmo tempo em que parabenizo a direção da FE e todos os que participaram da troca das telhas das passarelas da FE. O ninho de sabiá foi preservado! Mostremos o que há de melhor em nós, resultado de nossas pesquisas e de nossa ética! E, ao final da exposição peçamos: agora eu gostaria de conhecer a fauna e a flora preservada no campus de sua universidade.

Prof. Valdir Heitor Barzotto

Presidente da CCInt-FE