Comissão Eleitoral convida para participação nos debates no Auditório da FEUSP com a Chapa Única

À comunidade da Faculdade de Educação da USP,

De acordo com o previsto no processo eleitoral, a Comissão Eleitoral garante acesso à apresentação e ao programa da chapa candidata à direção da unidade.

Convida para participação nos debates que vêm sendo realizados no auditório da Feusp, com transmissão ao vivo, em 23/3, às 17h30; 26/3, às 14h30; 03/4, às 17h30.

Segue também material produzido pela chapa.

Comissão Eleitoral

Biancha Angelucci; Cinthia Torres Toledo; Marina Aparecida Capusso; Mônica Appezzato Pinazza; Roberto da Silva; Thayna da Silva Mourão

À comunidade FEUSP

Vimos à presença da comunidade FEUSP para anunciar a inscrição da nossa chapa – Marcos Garcia Neira e Vinício de Macedo Santos – para, respectivamente, Diretor e Vice-diretor, no período 2018-2022. Somos professores do departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada e a decisão de submeter ao debate um Programa de Gestão decorre da avaliação que neste momento reunimos condições para nos envolver em ações que identifiquem, analisem e viabilizem soluções para as questões importantes, específicas da unidade ou de caráter mais geral da própria USP. Reconhecemos que as universidades públicas brasileiras e, entre elas, a Universidade de São Paulo, atravessam dificuldades de ordem financeira e de gestão que afetam drasticamente as atividades e metas para as quais estão vocacionadas. O ensino, a pesquisa e extensão têm sofrido com a redução de funcionários/as, não reposição de quadros docentes, cortes em programas de apoio à pesquisa ou, mesmo, extinção de serviços, de ações inclusivas e de permanência estudantil. Também observamos a diminuição das possibilidades de diálogo e participação e a ausência de esforços das autoridades constituídas na busca de formas de revitalizar o investimento em atividades-fim associadas à pesquisa, ao ensino e à extensão nos diferentes domínios de conhecimento, atividades essas de interesse de toda a sociedade. O quadro de dificuldades nos encoraja a apresentar um Programa de Gestão para a FEUSP, por entendermos que os efeitos dessa crise podem ser reduzidos ou revertidos pelo esforço e participação de docentes, estudantes e funcionários/as. Queremos pensar e levar adiante um projeto institucional forte, plural, unido e de qualidade, à altura da história da FEUSP. Um empreendimento de grandes proporções como esse só poderá ser alcançado com o engajamento coletivo. Para começar, convidamos cada membro da comunidade FEUSP a comparecer aos debates agendados pela Comissão Eleitoral e discutir, criticar e fazer sugestões. Todos/as são bem-vindos/as.

Conheçam as nossas propostas

Marcos Garcia Neira e Vinício de Macedo Santos