Semana da Educação 2020

A Semana da Educação da FEUSP está de volta

Após algum tempo sem ser realizada, a partir de 2017, a Semana de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) ganhou nova roupagem. O retorno ocorreu por iniciativa de estudantes e em 2020 prossegue nos trabalhos resguardando os princípios que a sustenta: a autonomia estudantil e a promoção de atividades de cultura e extensão, para além dos momentos de participação obrigatória.

O evento, organizado por estudantes da graduação em Pedagogia, pós-graduação e Licenciaturas da USP, conta com a atuação de discentes em todas as frentes possíveis (organizando, participando em algumas apresentações, monitorando e assistindo). Docentes da FEUSP, da USP e demais universidades do país, professoras/es da rede pública e particular e comunidade geral, também participam com apresentações e/ou como ouvintes.

Rememorando as Semanas da Educação dos anos de 1983, 2006 e 2011, a professora Carlota Boto comenta que os temas centrais das discussões já foram, por exemplo, sexualidade, luta contra o racismo, educação inclusiva e violência escolar.

Ainda hoje, recebe algumas sugestões da representação docente da Comissão Coordenadora do Curso de Pedagogia (Coc Pedagogia-FEUSP) e da Comissão de Graduação (CG-FEUSP), bem como a assessoria do funcionalismo técnico-administrativo da Comissão de Cultura e Extensão (CCex-FEUSP) e da Comunicação e Mídia (FEUSP), de modo a garantir que a organização esteja aproximada das formalidades institucionais e bem apoiada.

A edição de 2020

O título escolhido para a SE-FEUSP 2020 foi: “Pontes abertas: escola e democracia- a urgência de um debate”. De acordo com informações coletadas em votação, o foco recaiu no papel social da escola e na importância da democracia.

A Semana da Educação FEUSP 2020 ocorrerá entre os dias 05 e 09 de outubro em 5 faixas horárias distintas distribuídas nos horários da manhã, tarde e noite.
Para acessar mais informações sobre o evento, clique aqui.