A Semana de Educação está de volta

A Semana da Educação da FEUSP está de volta

Após algum tempo sem ser realizada, a Semana de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) ganhou uma nova edição. A iniciativa partiu de um grupo de alunas, que em conversa com veteranos, docentes e pesquisas online, reuniram informações sobre as edições passadas e investiram na volta da atividade.

A abertura do evento ocorreu na segunda-feira (20) e contou com a presença de alunos e professores da FEUSP, e de educadores das redes pública e privada. Participante das edições anteriores, a professora Carlota Boto rememorou as Semanas da Educação dos anos de 1983, 2006 e 2011. Marcaram a docente os temas centrais da discussão, como, sexualidade, luta contra o racismo, educação inclusiva e violência escolar.

Representando a Comissão de Graduação da FEUSP, o professor Marcos Neira destacou os bastidores da realização da Semana e o esforço das alunas responsáveis. “Os preparativos tiveram início em julho de 2016, as alunas criaram o site, fizeram pesquisas com os próprios colegas para identificar interesses e definiram temáticas e formatos de atividades”, ressalta.

A edição de 2017

O tema escolhido para a semana foi: “Pontes abertas: pluralidades no diálogo sobre educação”. De acordo com informações da organização, o foco recaiu nas diversas necessidades que rodeiam aqueles que estudam e pesquisam sobre educação. “Por exemplo, o protagonismo dos alunos; as áreas de atuação da nossa profissão; chamar pessoas de fora para ver a produção do conhecimento da nossa faculdade e é acessada por poucos; debates sobre educação que acabam sendo banalizados; fomos atrás de como concretizar uma Semana da Educação novamente feita pelos alunos”.
Para acessar mais informações sobre o evento, clique aqui.