Moção de (aplausos/louvor) da Congregação da FEUSP em homenagem aos 90 anos da Profa. Emérita Myriam Krasilchik.

A Congrmyriam90anosfotoegação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo propõe uma moção de aplausos/louvor para a Profa. Dra. Myriam Krasilchik em homenagem aos seus 90 anos completados hoje dia 24 de fevereiro de 2022.

A professora Myriam Krasilchik é professora aposentada do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada, na Faculdade de Educação da USP e ocupa a cadeira 34 na Academia Paulista de Educação. Formou-se em História Natural (bacharelado e licenciatura), com especialização em Botânica, pela FFCL da USP (1953). A professora Myriam iniciou sua carreira no magistério lecionando em escolas secundárias estaduais. Após o concurso, passou a integrar a equipe de professores do Colégio de Aplicação da USP e foi convidada para trabalhar na Faculdade de Educação da USP, assumindo o setor de Prática do Ensino na área de Ciências. Realizou estágios e estudos, como professora visitante, em diferentes centros da Europa, Estados Unidos e Oriente Médio.

Na Universidade de São Paulo, seguiu carreira ascendente, obtendo o diploma de Doutor (1973) e, sucessivamente, os títulos de Livre-Docente (1986), Professor Adjunto, Professor Titular e Professora Emérita (2002). Na Faculdade de Educação (1968), foi Diretora por dois mandatos (1990-1994, 1998-2002), foi a
primeira mulher a dirigir a Faculdade.

Ainda na Universidade de São Paulo, ocupou as posições de membro do Conselho Universitário, Vice-Coordenadora da Comissão de Cursos de Pós- Graduação em Educação Ambiental, Conselho Curador da FUVEST e Vice-Reitora (1994-1998), novamente foi a primeira mulher na história da USP a ocupar tal posição, e Presidente da Comissão Central de Planejamento e implementação da USP Leste, que em 2020 completou 15 anos.

Por iniciativa da professora Myriam, em 1992, foram iniciadas atividades, em caráter experimental, do Programa de Iniciação ao Ensino Superior destinado a aperfeiçoar a formação de alunos de doutorado, através de estágio supervisionado em atividades didáticas, que culminaram na institucionalização, 1994, do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da USP – PAE – USP.

Em 1968 começou a dar aulas na Faculdade de Educação, onde ficaria até os dias de hoje e se tornaria uma professora respeitada pelos alunos e admirada pelos colegas por seu espírito inquieto e inovador. Foi dela a recente ideia de criar um jardim científico, com identificação das espécies presentes nos jardins no entorno da Faculdade de Educação. Assim, a professora continua envolvida em projetos inovadores, como fez na década de 70 com “Os Cientistas”.

Mais uma vez foi a primeira e única mulher a receber o prêmio “Trajetória pela Inovação – USP” de 2019 que foi outorgado em cerimônia ocorrida em 01 de dezembro de 2021, em face ao alto grau de projeção em suas ações inovadoras, pela relevância e magnitude de uma professora, cientista e gestora, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica nacional e internacional.
Pelo inegável reconhecimento e valorização de suas ações, ao longo de suas atividades acadêmicas, prestamos essa singela homenagem aos 90 anos da professora Myriam Krasilchik.

Faculdade de Educação – USP