5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação

Os vídeos a seguir são registros das mesas ou sessões e estão divididos pela exposição de cada participante (sem os debates).

Avaliação e justiça (primeiro dia)

Mesa-redonda 1

As diversas faces ou disfarces das desigualdades na educação (vídeos)

Coordenadora: Adriane Knoblauch (UFPR)

João Sebastião (Instituto Universitário de Lisboa)
José Resende (Universidade Nova de Lisboa)
Mariane Koslinski (UFRJ)
Sandra Zakia (USP)

Sessão de discussão de pesquisas recentes 1

Avaliação e justiça escolar (vídeos)

Coordenadora: Maria da Graça Jacintho Setton (USP)

Andrio Alves Gatinho (UFBA) – É possível um ato desinteressado? A prática de professores de escolas públicas sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e Africana

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna (Unifesp) – Função social da escola e trabalho docente: a escola como espaço de moralização de alunos de escolas públicas

Felipe de S. Tarábola (USP) – Mérito relacional: tensões e ambiguidades do reconhecimento escolar de jovens universitários egressos de escolas públicas brasileiras na década da diminuição da desigualdade social do inicio do século XXI

Lisandra Ogg Gomes (UERJ) – A construção da excelência escolar

Mesa-redonda 2

Abordagens metodológicas em sociologia da educação (vídeos)

Coordenadora: Maria Zenaide Alves (UFG)

Leonor Lima Torres (U.Minho)

Maria Teresa Alves (UFMG)

Marcadores sociais da diferença (segundo dia)

Mesa-redonda 3

Etnia, gênero, religião e origem social: desafios para a escolarização (vídeos)

Coordenador: Juarez Dayrell (UFMG)

Maria Manuel Vieira (Universidade de Lisboa)

Sandra Mateus (Instituto Universitário de Lisboa)

Angela Soligo (Unicamp)

Rodrigo Ednilson de Jesus (UFMG)

Sessão de discussão de pesquisas recentes 2

Marcadores sociais da diferença (vídeos)

Coordenador: Elias Evangelista Gomes (Unifal-MG)

Adolfo Samuel de Oliveira (INEP) et al. – Concordância e discordância na declaração racial de estudantes: cruzando os dados do Censo Escolar, Saeb e Enem

Ana Paula Costa (USP) – “Ser mulher” e “ser professora”: um olhar sobre o curso “Gênero e Diversidade na Escola”

Daniele Kowalewski (USP) – Experiência-Brasil: diversidades, diferenças, educação

Vanessa Petró (IFECT-RS) – Juventude, desigualdades sociais e os desafios à escolarização: uma análise de redes sociais

Mesa-redonda 4

Sociologia comparada (vídeos)

Coordenadora: Maria Carla Corrochano (UFSCar)

Bruno Dionísio (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais-UNL e Instituto Politécnico de Portalegre)

Wivian Weller (UnB)

(I)mobilidade social e sucesso escolar (terceiro dia)

Mesa redonda 5

Estrutura social e escolarização (vídeos)

Coordenadora: Maria Alice Nogueira (UFMG)

José A. Palhares (Universidade do Minho)

Susana da Cruz Martins (Instituto Universitário de Lisboa)

Ana Maria Almeida (Unicamp)

Ione Ribeiro do Valle (UFSC)

Sessão de discussão de pesquisas recentes 3

(I)mobilidade social e sucesso escolar  (vídeos)

Coordenadora: Fabiana Jardim (USP)

Nathalie Itaboraí (UFJF) – Sucesso escolar feminino, desigualdades de classe e transformações familiares no Brasil (1976-2012)

Patrícia Claudia Costa (USP) – Trajetórias formativas e profissionais de docentes universitários oriundos de famílias sem tradição de longevidade escolar: um estudo no contexto da recente expansão das universidades federais

Débora Miranda (UFMG) – Rendimentos materiais simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa: estudo sobre egressos do curso de Letras da UFMG

Fábio Hoffman Pereira (USP) – Relações entre pares infantis: agentes de configuração do ofício de aluno

Comissão Organizadora

Maria da Graça Jacintho Setton – Universidade de São Paulo

Fabiana Jardim – Universidade de São Paulo

Elias Evangelista Gomes – Universidade Federal de Alfenas

Maria Carla Corrochano – Universidade Federal de São Carlos

Leonor Lima Torres – Universidade do Minho

Bruno Dionísio – CICS.Nova – Instituto Politécnico de Portalegre

Teresa Seabra – Instituto Universitário de Lisboa

Para mais informações acesse:  V Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação