Índice
A
“Criança dá trabalho”: uma reflexão sobre os livros didáticos infanto-juvenis de espanhol e os métodos e abordagens seguidos por seus autores
Aline Aparecida da Costa
Isabel Gretel M. Eres Fernández
Diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos nos municípios paulistas: Contribuição aos estudos do impacto do Fundeb no Estado de São Paulo
Alyne Figueiredo Ferraz Ferreira
Maria Clara Di Pierro
As tecnologias e o ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) para crianças em fase de alfabetização: estudo teórico e atividades didáticas no/para o contexto digital
Ana Carolina Salerno Cruz
Vera Lúcia Marinelli
Circulação de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos: migração, escolarização e alfabetização de adolescentes e adultos (Brasil e Galícia 1871-1936)
Ana Paula Kameya Spinosa
Maurilane de Souza Biccas
B
Humor e Educação: um enfoque sobre o analfabetismo (1915-1939)
Bianca de Andrade Mantovani
Maria Ângela Borges Salvadori
Das verdades pedagógicas à linguagem cinematográfica
Breno Isaac Benedykt
Cintya Regina Ribeiro
Tradições e mitologias na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Bruna Laise de Noronha
Bruno Bontempi Júnior
C
As relações entre sujeitos (professor-aluno) e as condições para a aprendizagem em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II
Cássia Dandara Struck
Cláudia Valentina Assumpção Galian
D
Integração ou ilusão?
Práticas pedagógicas e expectativas das crianças e familiares relacionadas à transição da creche para pré-escola
Dayane Fleming Oliveira Anastácio
Mônica Appezzato Pinazza
Formação política e universidade
Denizart Busto de Fazio
José Sérgio Fonseca de Carvalho
E
A educação pública e o governo legítimo em Rousseau
Elaine Fernandes Passos
Maria de Fátima Simões Francisco
F
Agendando o Debate Educacional na Imprensa: principais temas dos editoriais de Laerte Ramos de Carvalho, de 1947 a 1948
Fabiana Custódio da Silva
Bruno Bontempi Júnior
Diferenças de desempenho escolar entre meninos e meninas de camadas populares: o papel das expectativas e práticas de socialização familiares
Fernanda Nistal Benedeti
Marília Pinto de Carvalho
Um estudo introdutório sobre a
constituição social do indivíduo
segundo Norbert Elias e Lev S. Vigotski
Fernanda Pereira de Queiroz Aly
Elizabeth dos Santos Braga
G
A escola paulista nos anos 50 do século XIX: relatórios sobre o estado da instrução pública em tempos de império
Guaciara Alves
Carlota Josefina Malta Cardoso dos Reis Boto
J
Fotografias como fonte de pesquisa para análise das transformações de uma escola e sua comunidade no Município de São Paulo
Jéssica Vieira de Medeiros
Elizabeth dos Santos Braga
Mitos e tradições da Escola Politécnica de São Paulo
Juliana Fernandes Lança
Bruno Bontempi Júnior
K
Teoria do
habitus
: um estudo sobre as disposições alimentares
Kadyne Fernanda Macedo
Maria da Graça Jacintho Setton
L
Novas práticas de qualificação profissional e experiências de educação e trabalho vividas pelos trabalhadores
Lais Fernanda Finetti
Fabiana Augusta Alves Jardim
A República e os professores: o papel das políticas públicas na profissão docente
Lívia Mariane Macedo da Annunciação
Maria Isabel de Almeida
M
Trajetórias de transformação: análise de intervenções em casos de dificuldades escolares à luz da perspectiva histórico-cultural
Maria Cristina Bergonsini Ennser
Elizabeth dos Santos Braga
N
Introdução do gênero e da sexualidade nas políticas públicas de educação: transcrevendo e examinando entrevistas com professores e professoras
Natália da Cruz
Cláudia Pereira Vianna
R
Ensinar e rememorar no
Mênon
: uma análise epistemológica e gnosiológica
Renata de Alvarenga Zimbarg
Marcos Sidnei Pagotto-Euzébio
S
Escola em tempos de Progressão Continuada: percepção dos alunos sobre a avaliação que não reprova
Sarah Martins Lopes
Rita de Cássia Gallego
O governo da escrita: uma análise de depoimentos de escritores brasileiros consagrados
Silas Sampaio Garcia
Júlio Groppa Aquino
Inclusão escolar e atendimento educacional especializado: balanço de produções
Simone Capuano Mascarenhas
Rosângela Gavioli Prieto
Ser e ter: o levantamento dos pertencimentos de pessoas com deficiência na educação regular
Sônia de Holanda Arruda
Shirley Silva
T
Movimentos do escrito no Ensino Fundamental II: como os alunos reagem às solicitações para escrever?
Thaís Carolina da Silva
Cláudia Rosa Riolfi
O ingresso na profissão docente: momento catalisador dos problemas da educação
Thiago William Nunes Gusmão Monteiro
Maria Isabel de Almeida