Índice
A
Inclusão escolar e política de educação especial no município de São Paulo: análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão de Freguesia do Ó / Brasilândia, Jaçanã / Tremembé e Pirituba
Adriana Mitiko
Rosângela Gavioli Prieto
A sexualidade infantil e o desejo de saber: a origem da atividade intelectual nas crianças
Andréia Tenório dos Santos
Leandro de Lajonquière
B
Política de educação especial paulistana e as ações locais
Beatriz Brunaldi Perez
Rosângela Gavioli Prieto
Ensinando a Leitura a partir de diagnósticos orais
Bia Bruzasco Conde
Claudemir Belintane
Narrar, imaginar e se movimentar: Um estudo sobre a “inseparabilidade linguageira entre corpo, imagem e palavra” na Educação Infantil
Bianca Bressan de Paula
Patrícia Dias Prado
O Exame: Um Estudo sobre a Fuvest
Breno Isaac Benedykt
Flávia Inês Schilling
C
Estudo comparativo sobre as diferenças sexuais nas teorias psicanalítica e cognitivista
Camila Passador Garcia
Rinaldo Voltolini
A construção de identidades corporais através de personagens da Disney
Carolina Mendes de Faria
Marcos Garcia Neira
Avaliação das políticas de inclusão da Prefeitura Municipal de Campinas – um estudo da trajetória dos alunos da educação especial no ensino fundamental do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada Noroeste
Carolina Xavier Lima Castro
Shirley Silva
As linguagens teatrais produzidas para e pelas crianças da Educação Infantil
Cibele Witcel de Souza
Patrícia Dias Prado
Repercussão da chegada de congregações religiosas femininas e de suas ações educativas através do jornal O Estado de São Paulo (1902 – 1903)
Cinthia Sayuri Misaka
Paula Leonardi
D
A emergência da temática disciplinar nos estudos educacionais: um esboço de análise das dissertações produzidas entre 1979 e 1999
Daniela Takara
Julio Groppa Aquino
Trabalho e educação: um estudo sobre o "estado da arte" da produção acadêmica na área
Denise Tadei Klein
Carmen Sylvia Vidigal Moraes
E
Inovação Educacional: Aportes da Literatura Especializada - Periódicos Estrangeiros
Erica Janecek de Mello
Elie Ghanem
F
Instituições: posições sobre inclusão, exclusão e educação
Fernanda Nunes De Lara
Rinaldo Voltolini
A escola e o ensino sob a suspeição do DEOPS no tempo de Vargas (1930-1945)
Fernanda Franchini
Diana Vidal
G
O que é uma escola justa? Um estudo exploratório das percepções de alunos(as), professores(as) e gestores(as)
Gabriela Marko
Flávia Inês Schilling
Inovação Educacional: Aportes da Literatura Especializada - periódicos, teses e dissertações
Gabriela Valdrigue
Elie Ghanem
J
Educação e Geociências na 1ª Conferência Brasileira de Proteção à Natureza (1934)
Jessika Flückiger Dupré Rabello
Ermelinda Moutinho Pataca
L
Geometria além da Visão
Leonardo Fortunato Puga
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel
Narrativas de ficção e ensino de Física na contemporaneidade
Lucas Bizarria Freitas
Cintya Regina Ribeiro
A identidade corporal nos currículos das redes públicas paulistas
Luiza Moreira da Costa
Marcos Garcia Neira
M
A construção do atlas do bairro de Itaquera como instrumento de ensino e aprendizagem de Geografia
Márcia Cristina Urze Risette
Sonia Maria Vanzella Castellar
O pensamento científico e a educação na contemporaneidade
Maria Angélica Moreira Fernandes
Cintya Regina Ribeiro
Os usos das fotografias nos Cadernos de Sociologia, parte do programa "São Paulo faz escola"
Maria Cristina Stello Leite
Marcia Aparecida Gobbi
Análise bibliográfica sobre gênero e desempenho escolar: teses e dissertações sobre aprendizagem matemática
Mariana Marques dos Santos
Marília Pinto de Carvalho
Pedagogias multiplicadas no currículo da mídia: Recreio e a construção dinâmica do saber infantil
Marta Coelho dos Santos
Jaime Francisco Parreira Cordeiro
P
Diagnósticos precoces da oralidade como meio de garantir a alfabetização nas Séries Iniciais
Patrícia de Cicco Canato
Claudemir Belintane
As crianças na cidade pelas lentes do fotógrafo B. J. Duarte
Priscila Fernanda de Brito
Márcia Aparecida Gobbi
R
Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise da parceria público-privado nos municípios de São Paulo e Praia Grande
Raíssa de Oliveira Chappaz
Lisete Regina Gomes Arelaro
Aprender a argumentar por meio do texto escrito
Renata de Oliveira Costa
Claudia Rosa Riolfi
T
Relações sociais e seus significados no contexto escolar e seu entorno: um estudo etnográfico
Thaís Brando Balázs da Costa Faria
Elizabeth dos Santos Braga
V
Representações da relação cidade/educação/cultura no humor paulista - Belle Époque - Periódicos paulistanos - 1911-1918
Valeria Urbanas
Maria Angela Borges Salvadori
Família contemporânea e transmissão simbólica no laço social
Vanessa Cardoso Cezário
Rinaldo Voltolini
Direitos Humanos, Justiça e Violência: o debate acadêmico sobre a escola justa
Vivian Valentim de Souza
Flávia Inês Schilling