“Os estudos educacionais e suas fontes – questões de pesquisa e ensino”
A iniciativa que animou a produção deste livro foi a realização de um Ciclo de Palestras realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) no segundo semestre de 2022, que versou sobre as fontes para os estudos educacionais. O Ciclo contou com a participação dos seguintes professores doutores: Ana Laura Godinho Lima (USP), Denice Barbara Catani (USP), Juliana de Souza Silva (USP), Katiene Nogueira da Silva (USP), Patrícia Aparecida do Amparo (USP), Roni Cleber Dias de Menezes (USP), Vivian Batista da Silva e Renata Marcílio Cândido (UNIFESP). Neste livro foram ainda incorporados os textos da professora Valéria Cazetta (USP) e da doutoranda Ingrid Rodrigues Gonçalves (UFRGS). Os textos que integram o livro constituem o cerne das análises empreendidas pela disciplina EDM 5206 – Fontes para a pesquisa e para o ensino na formação de professores: problemas teóricos e de utilização. A obra explora diferentes fontes utilizadas no ensino e na pesquisa. Pode contribuir para a formação dos estudantes ao compreender a produção de entendimentos a respeito do fazer docente, da excelência pedagógica, do trabalho escolar, da organização da aula, entre outros aspectos. Materiais de naturezas distintas, como fontes impressas e orais, documentos oficiais e memorialísticos, manuais pedagógicos, entre outros, remetem a delimitações temáticas e disciplinares como as da história comparada da educação, psicologia, didática, formação de professores e docência universitária, dentre mais.