Uma abordagem ecológica à educação inclusiva

Todos os sistemas educativos conseguem criar bolsas de excelência, mas só os bons sistemas educativos conseguem promover – a equidade – entendida como uma propriedade dos sistemas educativos que permite neutralizar as origens sociais (e outras variáveis) dos alunos – não é incompatível com a excelência. Os estudos transnacionais – o PISA (Program for Internacional Student Assessment), por exemplo – mostram que são os sistemas educativos com maior equidade aqueles que evidenciam também maior excelência.
Nesta entrevista com o Prof. David Rodrigues, partindo de um conceito de educação inclusiva, temos contato com uma análise de como em nível nacional e internacional, a educação inclusiva encontra facilitadores e barreiras enquanto efetiva aliada na equidade.