Publicações

Publicações

  1. Monografia: Cooperação Internacional na Faculdade de Educação da USP. Vanessa de Lima Carvalho
  2. As Brincadeiras Africanas de Weza” foi produzido por doutoranda da USP, com o coletivo Luderê Afrolúdico.

  3. Publicação da Revista Futuro do Pretérito da FEUSP, editoração estudantes FEUSP, em conjunto com a Universidade Kwala-Zulu Natal (Africa do Sul). Número 3 Volume 2 em setembro de 2020. Estudantes da FEUSP trocam cartas com trocam cartas com estudantes da Faculdade estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Kwazulu-Natal, na África Kwazulu-Natal, na África Kwazulu-Natal, na África do Sul.
  4.  Manifestação sobre a Pandemia Global do Coronavírus FEUSP e Rede INEI (International Network of Educational Institutions): https://www4.fe.usp.br/declaracao-do-inei-sobre-a-pandemia-global-de-coronavirus
  5.  Resultado do 1º Seminário da Rede (Red Latinoamericana de Decanas e Decanos de Educación) : Modelos de Formación Inicial Docente en la Región.

Publicações

Teses defendidas em Educação Especial - Feusp*

2022

FREITAS, Mariele Angelica de Souza. Pesquisas acadêmicas em educação e a participação social da pessoa com deficiência. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

PAGAIME, Adriana. Estudantes com deficiência e as cotas do Sisu: critérios de elegibilidade para ingresso nas universidades federais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Márcia Maurílio. Financiamento da educação especial paulista via parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2021

SANTANA, Ronaldo Santos. O Ensino de Ciências por Investigação no Ensino Fundamental: possibilidades e desafios com estudantes surdos. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato. 

SANTOS, Luciana Stoppa dos. Anticapacitismo e participação política de pessoas com deficiência intelectual: dimensão educativa de movimentos de autodefensoria. Orientadora: Carla Biancha Angelucci. 

2020

CASTRO, Vanessa Dias Bueno de. Financiamento da educação especial no município de Campinas-SP no período entre 2012 e 2017. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

PASTORIZA, Taís Buch. Estudantes com deficiência na educação superior: estudo do perfil e do ingresso via Prouni – (link ainda não disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP). Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto

2019

FARIAS, Roseane Rabelo Souza. Itinerários da institucionalização da educação especial no Estado do Pará: perspectivas a partir da história social. Orientadora: Shirley Silva.

IKONOMIDIS, Vula Maria. Formação de professores especializados: avaliação, planejamento e acompanhamento do desenvolvimento educacional de estudantes com surdocegueira. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

LOZANO, Daniele. A interface entre educação especial e educação do campo em uma escola municipal do interior paulista: um estudo de caso.  Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

MOLETTA, Andréia Fernanda. A construção da prática pedagógica por professores universitários de educação física jovens doutores. Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

SILVA, Kelly Cristina dos Santos. Marcas da medicalização na política educacional brasileira: a educação especial como situação emblemática. Orientadora: Carla Biancha Angelucci. 

VIANNA, Adriana Beatriz Botto Alves. A acessibilidade e a usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

ZAGO, Claudinei Cesar. O lugar da formação docente e da escolarização de pessoas com deficiência nos discursos instituídos ? sob o véu da distopia – (link ainda não disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP). Orientadora: Shirley Silva.

2018

LOPES, Ingrid Anelise. Inclusão e direito à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escola municipal paulistana.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Fernanda Cristina de. Educação Infantil, educação especial e planos nacionais de educação no Brasil pós anos 1990. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2017

ANDRIOLI, Mary Grace P. Desenvolvimento na área de tecnologia assistiva: desafios e possibilidades em institutos federais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

DIAS, Marília Costa. Instruções discursivas acerca da deficiência intelectual: entre a concepções e implicaç?es para as políticas públicas. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

VIEIRA, Claudia Regina. Educação Bilíngue para Surdos: reflexões a partir de uma experiência pedagógica.  Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

2016

KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Acesso do surdo a cursos superiores de formação de professores de Libras em instituições federais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2015

ZANON, Christian. Studio comparato dell’attenzione educativa nella diagnisi e nel trattamento sul disturbo da deficit di attenzione e iperattivitá (DDAI) in Brazile e Italia. Universidad de Burgos. Espanha. Universidade de São Paulo. Brasil. Orientadores: Alfredo Jiménez Eguizábal; Fernando Lezcano Barbero. Rosângela Gavioli Prieto.

2014

BRANDÃO, Kelly Crsitina. Educação inclusiva: para todos ou para cada um? alguns paradoxos (in) convenientes. Orientador: Rinaldo Voltolini.

FRANÇA, Marileide Gonçalves. Financiamento da educação especial: complexas tramas, permanentes contradições e novos desafios. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2013

BRITO, Fabio Bezerra de. O movimento social surdo e a campanha pela oficialização da língua brasileira de sinais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

GONZALEZ, Roseli Kubo. Educação especial e processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2011

BAUTHENEY, Katia Cristina Forli. Transtornos de aprendizagem: quando ir mal na escola torna-se um problema médico e/ou psicológico. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

CORMEDI, Maria Aparecida. Alicerces da aquisição da linguagem em surdocegos congênitos: o caminho para o mundo dos significados. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

ESPIRIDIÃO, Neide.Educação musical e formação de professores: suíte e variações sobre o tema. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

MAIA, Shirley Rodrigues. Descobrindo crianças, com surdocegueira e deficiência múltipla, no brincar. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

SALOMON, Sonia Maria. Valorização da experiência sensorial, intuitiva e emocional, na prática educativa: contribuições para o desenvolvimento dos educandos, para uma formação ética e para a Inclusão. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2010

RAHME, Monica Maria Farid. Laço social e educação: um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar.  Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2009

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. As múltiplas influências, família – escola, na inclusão escolar de crianças com deficiência visual. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2008

PEREZ, Maria Alice Rosmaninho. Educação Especial em tempos de inclusão: política educacional e laços sociais. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2006

ORMELEZI, Eliana Maria. Inclusão educacional e escolar da criança cega congênita com problemas na construção subjetiva no desenvolvimento.  Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2005

AMARO, Deigles Giacomelli. Análise dos procedimentos utilizados em uma proposta de formação de educadores em serviço para uma prática inclusiva. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

MITSUMORI, Nancy Miyo. Matizes da educação inclusiva: um diálogo psicanálise-educação. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2003

RABELLO, Roberto Sanches. Um experimento de teatro educação no Instituto de Cegos da Bahia – jogo teatral e texto dramático. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2002

LESSA, Priscila Augusta. A produção de estratégias de locomoção e de orientação espacial: um estudo com universitários cegos. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1994

MANZOLI, Luci Pastori. Caracterizando o Aluno Portador de Deficiência Mental. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

NASCIMENTO, Estelina Souto do. O Cotidiano em Saúde-Doença de Crianças Escolares. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

Dissertações defendidas em Educação Especial*

2022

SILVA, Maria Elisa Della Casa Galvão da. Educadores Surdos no Brasil: história, formação e espaços de atuação. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato. 

2021

BRANDSTATTER, Renata Montrezol. De “Quem são eles?” a “O que ofertamos nós?”: produção de uma política de educação especial como experiência formativa. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

2020

SILVA, Letícia Paloma de F. Pereira. “A melhor escola em que estudei era a que me respeitava”: perspectivas de pessoas com deficiência intelectual acerca de seus processos de escolarização. Orientadora: Shirley Silva.

2019

PAVAN, Douglas Vitório. O espaço como elemento de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiência . Orientadora: Shirley Silva.

ROSA, Marcos Rodrigo da. Trajetórias do público-alvo da educação especial no ensino médio paulistano. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

TSUZUKI, Rodrigo Hissashi. Uma análise da comprrensão de (des)igualdade e deficiência em documentos normativos: implicações na garantia de direitos. Orientadora: Shirley Silva.

2018

MENDONÇA, Eliane Marques. Formação de leitores surdos e práticas de letramento na perspectiva bilíngue: um estudo do estado da arte. Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

OLIVEIRA, Fabia Carvalho de. Educação Profissional de pessoas com deficiência: política e produção acadêmica, no Brasil, pós Lei 8.213/1.991. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

RODRIGUES, Isabel de Barros. (D)Efeitos da medicalização sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

SANTOS, Angélica Niero Mendes dos. A língua brasileira de sinais na educação de surdos: língua de instrução e disciplina curricular. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Primeira infância e situações de deficiências: elementos para uma análise do (não) direito à educação.  Orientadora: Shirley Silva.

2017

ALEXANDRINO, Daniela Fantoni de Lima. O Pibid e a deficiência: entre ações e tensões. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

BELAUNDE, Caroline Zimmermann. Os processos perceptivos do aluno surdo: o universo da Arte. 2017. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

FERRARESSI, Vanessa. Do Organismo ao corpo: um estudo sobre a representação do autismo nos meios de comunicação. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Souza. Ensino de História para cegos: investigando práticas com uso da iconografia. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

MARINO, Virgínia Gonçalves de Oliveira. Educação e pessoas com deficiência? a transitoriedade entre a universalização e a focalização. Orientadora: Shirley Silva.

MARTINS, Aline Tofolli. Inclusão de estudantes com diferenças funcionais: a construção de um currículo cultural da Educação Física no Cieja. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

SANTOS, Fábio Júnio da Silva. Escolarização e currículo: considerações no campo das deficiências. Orientadora: Shirley Silva.

WATANABE, Dalva Rosa. O Estado da arte da produção científica na área da surdocegueira no Brasil de 1999 a 2015. Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

2016

DIOGO, Lisiane Fonseca. Inclusão escolar, salas de recursos multifuncionais e currículo: tecendo aproximações.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

PAIXÃO, Elaine Cristina. Formação de professores do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos em São Bernardo do Campo. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

RIBEIRO, Raquel da Silva. Política paulistana de educação especial e infantil para crianças pequenas público-alvo da educação especial. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

ZANELLATO, Daniella. Educação de surdos e museus de Arte: interconexões possíveis. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

2015

LUPINACCI, Luciana G. R. O olhar do professor para a inclusão escolar – possíveis aproximações entre educação e psicanálise. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2014

CUNHA, Mariana Henrique daPolíticas municipais de educação especial de Campinas de 2005 a 2012. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

DAVIDS, Claudine Esther Costa. Trajetórias escolares de pessoas com deficiência física no município de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2013

RAIMUNDO, Elaine Alves. Avaliação externa e educação especial na rede municipal de ensino de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOARES, Rúbem da Silva. Educação bilíngue de surdos: desafios para a formação de professores. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2012

BENDINELLI, Rosanna Claudia. Redes de apoio e a política de inclusão escolar no município de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

BRAUNSTEIN, Valéria Campinas. A inclusão escolar do aluno com transtornos invasivos de desenvolvimento e o acompanhamento do psicólogo: uma história em curso.  Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

FAGLIARI, Solange Santana dos Santos. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: ajustes e tensões entre a política federal e a local. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2011

ARAÚJO, Fernanda Braga de. Escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial? Orientador: Rinaldo Voltolini.

DEZOTI, Mariângela Carvalho. Indivíduo com síndrome de Down: identidade, história e legislação. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SOTO, Ana Paula de Oliveira Moraes. Programa Educação inclusiva: direito à diversidade – proposição/implantação no município de Feira de Santana – BA . Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Fernanda Cristina de. “Como lobo em pele de cordeiro”: discursos das diferenças em textos narrativos infantil sobre a pessoa com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2010

DIAS, Marília Costa. Atendimento educacional especializado complementar e a deficiência intelectual: considerações sobre a efetivação do direito à educação. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

FREITAS, Ana Paula Ribeiro. A educação escolar de jovens e adultos com deficiência: do direito conquistado à luta por sua efetivação. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

LIMA, Cibelle Carlos Sousa. Não ser, eis a questão: a constituição da identidade do professor inclusivo. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

MARTINS, Mary Grace. Direito à educação e acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação por alunos com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

MORAES, Marly Kamiyama de. As contribuições do atendimento educacional em ambiente hospitalar para crianças que realizam tratamento oncológico. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

PEREIRA, Maria Luísa dos Santos. Permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns: a ótica de professores de 5ª a 8ª séries. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SILVA, Maria de Fátima Neves da. Encaminhamento de alunos para salas de recursos: análise sobre os argumentos apresentados por professores de classes comuns. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SILVEIRA, Marina Rodrigues da. Análise dos discursos “psi” acerca da neurose obsessiva. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

TELES, Carolina de Paula. Representações sociais sobre crianças negras na educação infantil: mudanças e permanências a partir da prática pedagógica de uma professora. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Marcia Maurilio. Surdocegueira e deficiência múltipla sensorial: Análise do Programa de Atendimento Domiciliar & Famílias Apoiadas. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2009

VIDAL, Jussara. Um diálogo entre a política cultural e a educação não-formal: contribuições para o processo de constituição da cidadania das pessoas com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2008

ANTUNES, Renata Almeida. Inclusão escolar na pré-escola: o acesso ao currículo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

GIACOMINI, Lilia. Análise de um programa: “passo a passo” orientação e mobilidade para pessoas surdocegas. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

LEODORO, Juliana Pires. Inclusão escolar e formação continuada: o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

OLIVEIRA e SOUZA, Tanya Cecília Bottas de. Análise de uma proposta de formação do professor no contexto da diversidade. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

TEIXEIRA, Valquíria Prates Pereira. Acessibilidade como fator de equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência na escola: análise de garantias legais em países da América Latina. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2006

ALAMINOS, Claudia. Discursos sobre inclusão escolar: o efeito Janus. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

ARAÚJO, Tatiana de. Educação e deficiência mental: a qualificação profissional como mediadora para a inclusão social e constituição do sujeito. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

GONZALEZ, Roseli Kubo. Análise dos critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. Direito à educação e o Ministério Público: uma análise da atuação de duas promotorias de justiça da infância e juventude do interior paulista. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2005

DUARTE, Márcia Maria Baptista. Atendimento educacional público municipal aos alunos com necessidades educacionais especiais em Mauá: análise histórica de 1990 a 2003. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

ROSSI, Maria de Fátima Seixas Ferreira. Desmistificando o conceito de aluno deficiente mental – aspectos relevantes para a inclusão nas classes regulares da escola pública. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

2000

ORMELEZI, Eliana. O processo de formação de conceitos na criança cega. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1996

GONÇALVES, Ana Carolina Ribeiro. A criança e a deficiência mental – a prática pedagógica e as concepções de Maud Mannoni em discussão. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

SALOMON, Sonia. Processo psico-pedagógico de desenvolvimento da eficiência visual de adultos portadores de visão subnormal: uma modalidade de atendimento, uma escuta, um olhar. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1994

GIOVANONNI, Gilda Maria. Concepções de mães e professores sobre o portador da síndrome de Down. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

SANTOS, Edna Maria dos. Centro de Convivência e Cooperativa: um caminho em busca de uma perspectiva alternativa de saúde mental. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.


Artigos

2023

SOFIATO, Cássia Geciauskas; CONCEICAO FILHO, Delci da. A educação de surdos na Itália: revisitando a história. Cadernos de História da Educação (ONLINE), v. 22, p. 1-17, 2023. DOI: 10.14393/che-v22-2023-167.

2022

ANGELUCCI, Carla Biancha; CECCIM, Ricardo Burg; FREITAS, Cláudia Rodrigues de. Pesquisar envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva: dossiê internacional. Saúde em Redes, v. 8, n. 2, p. 373-377, 2022. DOI: 10.18310/2446-4813.2022v8n2p373-377

BARBOSA, Luciane Maria Molina; CARDOSO, João Casqueira; GUEDES, Denyse Moreira; SOFIATO, Cássia Geciauskas. As mudanças no Ensino Superior, formação e perspectivas para a cidadania docente. Scientia Generalis, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-9, 2022.

BARBOSA, Luciane Maria Molina; GUEDES, Denyse Moreira; SOFIATO, Cássia Geciauskas; PEREZ, Daniela Jordão Garcia; SCHLUNZEN, Elisa Tomoe Moryia. Do presencial ao remoto: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. 1-12, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35911.

BARBOSA, Luciane Maria Molina; GUEDES, Denyse Moreira; SOFIATO, Cássia Geciauskas; CARDOSO, João Casqueira. Braille e suas peculiaridades no ensino das pessoas com deficiência visual. Educação em Foco, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 27067, 2022.

CASTRO, Vanessa Dias Bueno de; SOUZA, Marcia Maurilio; FRANCA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli; MELO, Douglas Christian Ferrari de. A Educação Especial na Tramitação do Novo Fundeb: disputas entre o público e o privado. FINEDUCA: Revista de Financiamento da Educação, v. 12, p. 1-20, 2022. DOI: 10.22491/2236-5907114017.

COSTA, Laureane Marília de Lima; ANGELUCCI, Carla Biancha; ROSA, Mariana Lúcia Agnese Costa e. Confluências entre deficiência e infância: um ensaio sobre opressões e políticas de cuidado. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 24, n. Especial, p. 508-525, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e89898

FRANCA, Marileide Gonçalves; CASTRO, Vanessa Dias Bueno de; SOUZA, Marcia Maurilio; PRIETO, Rosângela Gavioli. Os Manuais Orientadores da Contabilidade Pública e a Invisibilidade da Modalidade Educação Especial. FINEDUCA: Revista de Financiamento da Educação, v. 12, p. 1-15, 2022. DOI: 10.22491/2236-5907110483.

FREITAS, Mariele Angélica de Souza; ANGELUCCI, Carla Biancha. O modelo social da deficiência nas pesquisas brasileiras de pós-graduação stricto sensu. Saúde em Redes, v. 8, n. 2, p. 379-394, 2022. DOI: 10.18310/2446-4813.2022v8n2p379-394

PAGAIME, Adriana; KUMADA, Kate Mamhy Oliveira; DRAGO, Silvana Lucena dos Santos; PRIETO, Rosângela Gavioli; MELO, Douglas Christian Ferrari de; ARTES, Amélia. Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 52, p. 1-21, 2022.

SILVA, Shirley; SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Infância e deficiência: notas sobre um não-lugar na produção acadêmica. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 24, n. Especial,  p. 551-572, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e83644.

2021

LOPES, Ingrid Anelise; GONZALEZ, Roseli Kubo; PRIETO, Rosângela Gavioli. Indicadores sociais sobre pessoas com deficiência intelectual: ensaio interseccional com vistas a políticas de educação. Educação e Pesquisa, v. 47, p. 1-20, 2021. DOI: 10.1590/S1678-4634202147232273.

NOGUEIRA, Daniella de Santana; PRIETO, Rosângela Gavioli. Educação Especial: perspectivas do entrelaçamento entre altas habilidades/superdotação e gênero. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 8, n. 2, p. 117-132, 2021. DOI: 10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p117-132.

SANTOS, Angélica Niero Mendes dos; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de surdos no século XIX e a circulação da língua de sinais no Imperial Instituto de Surdos-Mudos. Educação em Revista (ONLINE), v. 37, p. 1-14, 2021.

SOFIATO, Cássia Geciauskas; CARVALHO, Paulo Vaz de; COELHO, Orquídea. A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 59, n. 59, 2021. DOI: 10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23212.

SOFIATO, Cássia Geciauskas; MENEZES, Roni Cleber Dias de. Dupla invisibilidade: a educação de meninas surdas do século XIX no Brasil. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 26, p. 1–14, 2021. DOI: 10.24220/2318-0870v26e2021a5431.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 47, p. e233730, 2021. DOI: 10.1590/S1678-4634202147233730.

ZERBATO, Ana Paula; VILARONGA, Carla Ariela Rios; SANTOS, Jéssica Rodrigues. Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais: reflexões sobre a atuação do professor de educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p. 319-336, 2021.

2020

CARVALHO, Paulo Vaz de; SOFIATO, Cássia Geciauskas. Materiais lexicográficos e pedagógicos para a educação de surdos: revisitando a história e as produções. Perspectiva, [S. l.], v. 38, n. 4, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5007/2175-795X.2020.e65934.

PEDOTT, Larissa Gomes Ornelas; ANGELUCCI, Carla Biancha. Análise de Solicitações ao Ministério Público sobre o Direito das Pessoas com Deficiência à Educação. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 437-452, 2020.

SOUZA, Marcia Maurilio; PRIETO, Rosângela Gavioli. Política de financiamento da educação especial no estado de São Paulo e a relação público-privado: em foco o salário-educação. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, v. 1, p. 85-103, 2020

SOUZA, Marcia Maurilio ; CASTRO, Vanessa Dias Bueno de; PRIETO, Rosângela Gavioli. Plano Nacional de Educação 2014 e o Plano Estadual de Educação 2016: implicações no financiamento da educação especial no estado de São Paulo. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, v. 10, p. 1, 2020.

2019

ESTIMADO, Roberta Baessa; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de surdos e cegos na França e no Brasil. Revista Educação Especial, v. 39, p. 1-20, 2019.

Kumada, Kate Mamhy Oliveira; PRIETO, Rosângela Gavioli. Deployment of the higher education policy for the training of Libras teachers. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online), v. 49, p. 64-84, 2019.

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Sofiato. A educação de cegos no Brasil do século XIX: revisitando a história. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 283-300, 2019.

RODRIGUES, Isabel de Barros; KATZ, Ilana. ; ANGELUCCI, Carla Biancha . Inclusão escolar: para que o laço social suporte a diversidade da experiência humana. Psicologia, Ciência e Profissão – Diálogos, v. 15, p. 36-41, 2019.

SANTANA, Ronaldo Santos; SOFIATO, Cássia Geciauskas. Ensino de Ciências para todos: uma experiência com um estudante com deficiência intelectual. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 14, p. 1-27, 2019.

SILVA, Shirley; ZAGO, C. C. . A distopia provocada. Uma leitura sobre a formação docente e a atenção à escolarização de pessoas com deficiência. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 24, p. 191-204, 2019.

SOFIATO, Cássia Geciauskas; SANTANA, Ronaldo Santos. O ensino de Sciencias Naturaes e os alunos surdos do século XIX. Ciência & Educação (ONLINE), v. 25, p. 333-351, 2019.

2018

ANGELUCCI, Carla Biancha; WATANABE, Adriana; BRANDSTATTER, Renata Montrezol. A produção conjunta dos pactos de trabalho em educação. ETD: Educação Temática Digital, v. 20, p. 475-494, 2018.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; SILVA, Shirley. SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Políticas, formação docente e práticas pedagógicas: reflexões acerca de uma Educação Infantil inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, p. 641-655, 2018.

BRITO, Fábio Bezerra de; PRIETO, Rosângela Gavioli. We did it ourselves?: The Deaf Social Movement and the Quest for the Legal Recognition of the Libras Sign Language in Brazil. Disability Studies Quarterly, v. 38, p. 1, 2018.

FRANÇA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli. Financiamento da educação especial no município de Vitória: desafios à gestão. Educar em Revista (IMPRESSO), v. 34, p. 279-296, 2018.

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* Até 2016, a Educação estava configurada como uma área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Educação da Feusp. A partir de 2017, a Educação Especial passou a ser uma linha de pesquisa vinculada à Área de Concentração Educação e Ciências Sociais – desigualdades e diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Feusp.