Cerimônia de entrega do título de Professor Emérito da FEUSP ao Professor Paulo Freire

O evento, que ocorreu em 19 de setembro de 2013, no Auditório da Escola de Aplicação da FEUSP,  contou com a participação do Prof. Dr. Donaldo P. Macedo, da University of Massachusetts, Boston;  da Profa. Nita Freire, esposa do Prof. Paulo Freire, Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella, ex-secretário municipal de educação de São Paulo e Profa. Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro, Diretora da Faculdade de Educação. Os palestrantes puderam fazer uma revisão da produção bibliográfica e temática de Paulo Freire destacando os países onde sua obra teve e tem influência.
Cabe ressaltar que o Professor traz, dentre outras contribuições, não só uma proposta de construção de uma escola pública e popular com qualidade social, mas também uma concepção de extensão que propõe, de forma instigante, o papel de diálogo entre a Universidade e os problemas que afligem a sociedade, e que deveriam orientar os temas prioritários da pesquisa acadêmica.
Dessa forma Paulo Freire teve influência não apenas na área de ensino e da educação popular, mas da formação de professores e da pesquisa educacional. Foi Secretário de Educação do Município de São Paulo, na Gestão Luiza Erundina (1989/1992) professor de diversas Universidades nacionais e internacionais, publicou 39 livros e recebeu 40 títulos de Doutor Honoris Causa.

Leitura do termo de Outorga do título de Professor Emérito “in memoriam” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – Sidney Mauro Fontanetti Assistente Técnico Acadêmico

A mesa de cerimônia foi composta pelos seguintes participantes:

Em 16/9/2013  foi publicada no “Diário Oficial da União” a lei (Lei 12.612/2012) que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, lei esta que foi assinada pela Presidência da República. Esta homenagem fora proposta originalmente pela deputada Luiza Erundina como projeto (PLC 50/2011) e aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

Aqui divulgamos algumas fotos do evento.

Organização: Diretoria da FEUSP, Profa. Lisete Arelaro e Profa. Sônia Kruppa