Pós-Graduação

Áreas de Concentração

 

Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas

Ementa:

Como espaço de investigação que tem como objeto a formação, o currículo e as práticas pedagógicas, desenvolve estudos de natureza teórica e empírica, abrangendo diversos espaços institucionais, culturais, históricos e sociais. Nesse sentido, contempla pesquisas com distintas abordagens – epistemológica, histórica, política e/ou sociológica – , acerca de: 1) interações ensino-aprendizagem; constituição das disciplinas escolares; organização didática do processo de ensino-aprendizagem; relações entre conhecimentos específicos, práticas escolares, mediações pedagógicas e saberes ensinados; processos de construção do conhecimento em sala de aula, nas perspectivas disciplinar, multi e interdisciplinar; formas de apropriação e uso de diferentes linguagens, materiais de ensino e tecnologias; 2) imbricações oriundas da teoria e da prática no processo de formação (inicial e continuada) e atuação docente; estudos sobre sistemas, desenvolvimento curricular e políticas de formação; profissionalização e prática docente; tecnologias de informação e comunicação, em situação de ensino presencial e a distância; e 3) múltiplas dimensões do currículo, desde a elaboração de planos e propostas, produção de materiais didáticos, até as práticas de ensino desenvolvidas nas escolas e discussões acerca de concepções e práticas avaliativas.

Coordenadora: Profa. Dra. Nuria Hanglei Cacete
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Mônica Appezzato Pinazza


Linha de Pesquisa: Currículo e Avaliação

Ementa:

Esta linha de pesquisa pretende reunir estudos cujas temáticas possam ser associadas a esses dois grandes campos, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos. As pesquisas na temática de Currículo podem contemplar distintas abordagens - epistemológica, histórica, política e/ou sociológica – e incidir em múltiplas dimensões do currículo, desde a elaboração de planos e propostas, produção de materiais didáticos, até as práticas envolvidas no desenvolvimento curricular nas escolas. Em relação ao campo da avaliação, pretende-se contemplar discussões acerca de concepções e práticas avaliativas desenvolvidas no âmbito escolar, ou que nele incidam, influenciando as práticas curriculares.


Docente Nível(is)
Adriana Bauer Doutorado e Mestrado
Cecilia Hanna Mate Doutorado e Mestrado
Claudia Valentina Assumpção Galian Doutorado e Mestrado
Elba Siqueira de Sa Barretto Doutorado e Mestrado
Katia Maria Abud Doutorado e Mestrado
Marcos Garcia Neira Doutorado e Mestrado

Linha de Pesquisa: Didática e Metodologias de Ensino

Ementa:

Como campo de estudos e pesquisas que têm o ensino como objeto de investigação e por finalidade fundamentar o processo ensino-aprendizagem como uma prática social, abriga pesquisas que objetivam analisar as demandas apresentadas pelo mundo atual em múltiplos e diversos espaços institucionais, culturais, históricos e sociais. Abrange investigações acerca da interação ensino-aprendizagem e sobre os saberes produzidos para orientá-las tais como: estudos teóricos e empíricos sobre didática, metodologias de ensino e constituição das disciplinas escolares; relações entre conhecimentos científicos, práticas escolares, mediações pedagógicas e saberes ensinados; processos de construção do conhecimento em sala de aula, nas perspectivas disciplinar, multi e interdisciplinar no âmbito da escola básica, ensino superior e educação não formal; formas de apropriação e uso de diferentes linguagens, materiais de ensino e tecnologias.


Docente Nível(is)
Agnaldo Arroio Doutorado e Mestrado
Dislane Zerbinatti Moraes Doutorado e Mestrado
João Alberto Arantes do Amaral Doutorado e Mestrado
Katia Maria Abud Doutorado e Mestrado
Maria Isabel de Almeida Doutorado e Mestrado
Monica Appezzato Pinazza Doutorado e Mestrado
Myriam Krasilchik Doutorado e Mestrado
Nidia Nacib Pontuschka Doutorado e Mestrado
Nuria Hanglei Cacete Doutorado e Mestrado
Selma Garrido Pimenta Doutorado e Mestrado
Sonia Teresinha de Sousa Penin Doutorado e Mestrado
Stela Conceição Bertholo Piconez Doutorado e Mestrado
Vani Moreira Kenski Doutorado e Mestrado
Vinício de Macedo Santos Doutorado e Mestrado

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Ementa:

Investiga os atos formativos e as práticas pedagógicas em seus diversos níveis e abrangência – educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), ensino superior e espaços não formais – incorporando estudos sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e imbricações oriundas da teoria e da prática no processo de formação e atuação docente, tanto inicial como continuada. Analisa distintas modalidades de estágio na formação inicial e contínua como objeto de reflexão teórica e de experiências constitutivas do ofício docente. Contempla estudos sobre sistemas, desenvolvimento curricular e políticas de formação; profissionalização e prática docente; tecnologias de informação e comunicação, em situação de ensino presencial e a distância.


Docente Nível(is)
Denice Barbara Catani Doutorado e Mestrado
Elba Siqueira de Sa Barretto Doutorado e Mestrado
João Alberto Arantes do Amaral Doutorado e Mestrado
Karina Soledad Maldonado Molina Doutorado e Mestrado
Katiene Nogueira da Silva Doutorado e Mestrado
Livia de Araújo Donnini Rodrigues Doutorado e Mestrado
Maria Isabel de Almeida Doutorado e Mestrado
Monica Appezzato Pinazza Doutorado e Mestrado
Mônica Caldas Ehrenberg Doutorado e Mestrado
Nidia Nacib Pontuschka Doutorado e Mestrado
Nuria Hanglei Cacete Doutorado e Mestrado
Paula Perin Vicentini Doutorado e Mestrado
Rita de Cássia Gallego Doutorado e Mestrado
Selma Garrido Pimenta Doutorado e Mestrado
Sonia Teresinha de Sousa Penin Doutorado e Mestrado
Stela Conceição Bertholo Piconez Doutorado e Mestrado
Vani Moreira Kenski Doutorado e Mestrado
Vivian Batista da Silva Doutorado e Mestrado

Voltar à Lista