Pós-Graduação

Áreas de Concentração

Educação Científica, Matemática e Tecnológica

Ementa:

Tem por objeto de investigação temas como: a gênese de conceitos científicos, processos de formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática, processos de ensino que conduzem a uma aprendizagem, inter-relações entre linguagem corrente e linguagens científicas, currículos de Ciências e Matemática, presença e uso das tecnologias da informação e comunicação e recursos didáticos diversos.

Coordenadora: Profa. Dra. Ermelinda Moutinho Pataca
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar


Linha de Pesquisa: Ciências, Tecnologias e Público

Ementa:

Engloba análises das múltiplas relações entre ciência e público; investigações sobre o entendimento público das ciências, da matemática e da tecnologia; estudos sobre processos de disseminação do conhecimento científico realizado por diferentes instituições e por meio de variadas ações de educação e comunicação pública da ciência, veiculadas em diversos meios como a imprensa, as imagens, o audiovisual, as tecnologias digitais e a literatura; estudos que, sob o ponto de vista histórico e teórico-metodológico, explicitam aspectos do conhecimento científico, da natureza da ciência e das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, que fundamentam ações de divulgação científica e de popularização da apropriação social da ciência; investigações sobre as formas de apropriação das ciências naturais pelos diversos públicos, em interdependência com a educação formal.


Docente Nível(is)
Agnaldo Arroio Doutorado e Mestrado
Alessandra Fernandes Bizerra Doutorado e Mestrado
Ermelinda Moutinho Pataca Doutorado e Mestrado
Luís Paulo de Carvalho Piassi Doutorado e Mestrado
Marcelo Giordan Santos Doutorado e Mestrado
Martha Marandino Doutorado e Mestrado

Linha de Pesquisa: Educação, História e Filosofia da Ciência e da Matemática

Ementa:

Os estudos abordam os fundamentos científicos e matemáticos, bem como os aspectos metodológicos da pesquisa científica. Compreendem, ainda, estudos: sobre as teorias científicas, desde investigações gerais até análises concentradas em disciplinas específicas, como química, física, biologia, geociências e matemática; sobre as relações entre os contextos históricos e o desenvolvimento das ciências e da matemática; sobre a atividade científica e a matemática, abarcando conceitos, temas, instituições, práticas e representações científicas, tecnológicas e matemáticas; sobre a História das Ciências no Brasil do período colonial à República; sobre abordagens de ensino que contemplam a História e Filosofia das ciências; sobre concepções e veiculação da História e da Filosofia da Ciência em instituições de educação formal e não-formal.


Docente Nível(is)
Cristiane Coppe de Oliveira Doutorado e Mestrado
Cristiane Maria Cornelia Gottschalk Doutorado e Mestrado
Elio Carlos Ricardo Doutorado e Mestrado
Ermelinda Moutinho Pataca Doutorado e Mestrado
Maria Elena Infante Malachias Doutorado e Mestrado
Nelio Marco Vincenzo Bizzo Doutorado e Mestrado
Oscar João Abdounur Doutorado e Mestrado
Silvia Luzia Frateschi Trivelato Doutorado e Mestrado

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Currículo para a Educação Científica e Matemática

Ementa:

Compreende investigações que focalizam relações entre as dimensões culturais, epistemológicas, didáticas e axiológicas da formação docente voltada à educação científica e matemática. Assim, podem ser objetos de análise as crenças, concepções e saberes docentes produzidos em contextos escolares e programas de formação; os conteúdos e processos de aprendizagem da docência desenvolvidos sob modelos formativos diversos; pesquisa-ação e formação compartilhada em programas de desenvolvimento profissional docente; os projetos integrados de investigação docente; os discursos da ciência, da escola e da formação de professores. Também são pertinentes à essa linha de pesquisa os estudos que incidem sobre o currículo escolar, no que se refere: (1) ao que é apresentado em prescrições curriculares como conhecimentos e formas de abordagem relevantes para a formação dos estudantes da escola básica nas disciplinas de base científica e matemática, (2) à produção de materiais didáticos e (3) aos discursos e práticas desenvolvidos nas escolas, para o ensino dessas disciplinas.


Docente Nível(is)
Anna Maria Pessoa de Carvalho Doutorado e Mestrado
Claudia Valentina Assumpção Galian Doutorado e Mestrado
Cristiane Coppe de Oliveira Doutorado e Mestrado
Elio Carlos Ricardo Doutorado e Mestrado
Lúcia Helena Sasseron Roberto Doutorado e Mestrado
Manoel Oriosvaldo de Moura Doutorado e Mestrado
Maria Elena Infante Malachias Doutorado e Mestrado
Maria Lucia Vital dos Santos Abib Doutorado e Mestrado
Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira Doutorado e Mestrado
Nelio Marco Vincenzo Bizzo Doutorado e Mestrado
Sonia Maria Vanzella Castellar Doutorado e Mestrado
Vinício de Macedo Santos Doutorado e Mestrado

Linha de Pesquisa: Linguagem e Cultura Científica

Ementa:

As pesquisas investigam a construção de significados nos espaços de educação e de comunicação da ciência; a construção de argumentos e a modelagem em atividades educativas; alfabetização e letramento científicos e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; aspectos multimodais, cognitivos, sociais e afetivos relacionados ao ensino e à aprendizagem de ciências; ensino por investigação.


Docente Nível(is)
Agnaldo Arroio Doutorado e Mestrado
Alessandra Fernandes Bizerra Doutorado e Mestrado
Lúcia Helena Sasseron Roberto Doutorado e Mestrado
Marcelo Giordan Santos Doutorado e Mestrado
Maria Lucia Vital dos Santos Abib Doutorado e Mestrado
Martha Marandino Doutorado e Mestrado
Nílson José Machado Doutorado e Mestrado
Paulo Rogério Miranda Correia Doutorado e Mestrado
Silvia Luzia Frateschi Trivelato Doutorado e Mestrado
Sonia Maria Vanzella Castellar Doutorado e Mestrado

Voltar à Lista