Lançamento do livro produzido pelo coletivo de professores do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar

Entender que as práticas corporais acontecem originariamente em espaços distintos daqueles concebidos na escola, procurar identificá-las no seu contexto e problematizá-las de forma legítima no currículo tendo em vista o reconhecimento da diversidade cultural que coabita a sociedade, são as características da perspectiva cultural da Educação Física, objeto de investigação do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP. Para além de abordar um amplo leque de manifestações da gestualidade, nessa vertente as questões metodológicas adquirem uma conotação própria.

Visando socializar os conhecimentos produzidos pelos professores que colocam em ação a proposta, seus relatos de experiência foram analisados, discutidos e reunidos em formato de livro. Ao tematizarem os marcadores sociais dos jogos presentes na comunidade, o contexto político que envolve a prática do voleibol e do futebol, a organização do esporte competitivo, o preconceito com relação à capoeira, as lutas presentes nos desenhos animados, as danças eletrônicas dos jovens, as técnicas e trajetória do futebol americano e as práticas corporais das crianças do maternal, os educadores proporcionaram aos seus alunos o contato com um amplo leque de significados referentes às manifestações culturais abordadas, bem como viabilizaram sua aproximação com os grupos que as criaram e recriaram.

A obra será enviada às bibliotecas de instituições de ensino mediante solicitação pelo e-mail mgneira@usp.br. O formato eletrônico está disponível em www.gpef.fe.usp.br.