Internacional

Aluno FEUSP

Caro estudante,

Para iniciar de maneira mais embasada a possibilidade de intercâmbio siga as orientações abaixo:

  • Escolha o país e  a  Universidade;
  • Verifique se tem o curso que quer frequentar e se o currículo conta com disciplinas compatíveis com as da FE para facilitar o aproveitamento na volta;
  • Veja as exigências em  relação à língua na Universidade escolhida;
  • Verifique na página da FE e da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional) se a Universidade escolhida tem convênio;
  • Estude os programas de bolsas internacionais.

O aluno FEUSP terá duas alternativas, por editais de intercâmbio FEUSP:

1. Editais FE

2. Universidades estrangeiras conveniadas FE.

Por editais de Intercâmbio AUCANI:

A AUCANI abre editais apenas de vagas, editais de vagas vinculadas à bolsas e editais apenas de bolsas (para editais de bolsas da AUCANI, o aluno deverá passar pelo edital de vaga da unidade)

3. Editais de vagas e bolsas da AUCANI.

4. Universidades estrangeiras conveniadas USP.

5. Programa de apoio à Internacionalização da Graduação  (Pró-Int)

6. Alunos FEUSP no Exterior

7. Equivalência de créditos cursados no exterior:

Segundo a Comissão  Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia (COC Pedagogia), conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FEUSP, os alunos podem cursar um total de 12 créditos (cada disciplina equivale a 4 créditos = 60 horas) em outras unidades como disciplinas optativas livres. Mantemos a mesma regra para os créditos cursados no exterior. Até 12 créditos são contabilizados como optativas livres. Todos os créditos cursados no exterior que extrapolarem a quantidade acima, podem ser, a critério do aluno, aproveitados como Estudos Independentes. Em relação as universidades que utilizem o ECTS como crédito, a análise também será feita pela carga horária.

Caso o aluno tenha cursado disciplinas equivalentes às obrigatórias, serão avaliadas pelos professores responsáveis, sendo aceitas ou não.

No retorno do intercâmbio, entregar na seção de alunos o histórico da instituição estrangeira com a carga horária e o programa/conteúdo das disciplinas cursadas.