Graduação

Registro de Estudos Independentes

 

Ao longo do curso, nos meses de maio e/ou outubro, o registro de Estudos Independentes deve ser feito por meio do “FORMULÁRIO ON-LINE” (disponível em 01/10/2019), anexando cópias digitais dos comprovantes. Devem ser registradas todas as atividades concluídas até a data do envio do formulário.

Ao acessar o Formulário, leia atentamente as orientações gerais e específicas (das seções e dos itens) antes de responder. Em caso de dúvidas, contate: estagiofe@usp.br ou procure a Seção de Estágios: (11) 2648-0601; sala 17-B (nos horários de atendimento).

OBSERVAÇÕES

1)  Apesar da previsão de carga horária semestral de Estudos Independentes no currículo (60h para ingressantes até 2016; 25h para ingressantes a partir de 2017), o aluno poderá realizar o registro da forma como for mais conveniente: a) uma vez ao longo do curso, já com a carga horária total prevista no currículo; b) duas ou mais vezes ao longo do curso com registro de carga horária parcial.

2) Excepcionalmente, alunos concluintes poderão registrar e requerer validação de Estudos Independentes mesmo depois dos prazos estabelecidos (maio e outubro), desde que solicitem à Seção de Estágios (estagiofe@usp.br) o link do Formulário On-line “aberto” para o recebimento de novas respostas.

RECOMENDAÇÕES

1) A não ser que seja um aluno(a) concluinte, não registrar/requerer validação de carga horária total de Estudos Independentes inferior à carga horária semestral prevista no currículo da Pedagogia, ou seja: a) 60h para ingressantes até 2016; b) 25h para ingressantes a partir de 2017.

2) Como nem sempre há validação de todas as horas de Estudos Independentes registradas/solicitadas pelos licenciandos(as), o registro de carga horária parcial duas ou mais vezes ao longo do curso é o procedimento mais recomendável, até para evitar percalços na hora de colar grau e de obter os documentos finais da Licenciatura em Pedagogia – certificado de conclusão, histórico final e diploma.

3) Não registrar/requerer validação de Estudos Independentes após ter atingindo a carga horária total prevista no currículo (480h para ingressantes até 2016; 200h para ingressantes a partir de 2017): não haverá registro de horas excedentes no histórico escolar (Júpiter).

 

Servidores responsáveis: Renato Melo Ribeiro (Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC; Seção de Estágios) e Simone Silva (Seção de Estágios).