Graduação

Aproveitamento de Estudos Independentes

 

Os Estudos Independentes da Pedagogia/Feusp encontram equivalência com componentes curriculares que recebem outras denominações a depender da Instituição de Ensino Superior: a) Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento – ATPA; b) Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais – AACC; c) Atividades Acadêmicas Complementares – AAC; d) Atividades Complementares.

Por esse motivo, os estudantes que têm carga horária de atividades complementares (independente da denominação) no histórico escolar da Graduação/Faculdade anterior (caso dos ingressantes por transferência ou dos alunos em 2ª graduação, por exemplo) poderão solicitar equivalência por meio do formulário on-line “APROVEITAMENTO DE ESTUDOS INDEPENDENTES”, nos meses de abril e setembro (neste 2º sem. 2019, o prazo foi até de 15/10). Lembrando que concluintes poderão solicitar o link do formulário à Seção de Estágios mesmo após esses prazos.

Para acessar o formulário, é preciso fazer login com “e-mail usp” ou “gmail”. Em seguida, é necessário responder os itens e anexar cópia digital (PDF ou imagem – foto de celular, por exemplo) do histórico escolar e de documentos complementares – declaração, ementa e/ou uma amostra diversificada dos certificados (3 ou mais) – que especifiquem as atividades validadas pela Graduação/Faculdade anterior. Ao enviar o formulário, o estudante receberá uma cópia no e-mail fornecido.

Por fim, a Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC da Feusp analisará a solicitação de aproveitamento e comunicará o resultado por e-mail em até 90 dias (neste 2º sem. de 2019, o resultado está previsto para 15 de novembro). Em caso de dúvida, fale com a Seção de Estágios: estagiofe@usp.br; (11) 2648-0601; Sala 17-B.

OBSERVAÇÕES:

1) A carga horária total de Estudos Independentes do Curso de Pedagogia/Feusp depende do currículo: a) 480h no currículo antigo – n. 48014 (2011-2016); b) 200h no currículo novo – n. 48015 (a partir de 2017).

2) Estudantes que ingressaram por transferência em 2017 e que seguem o currículo antigo (48014) deverão cumprir 480h de Estudos Independentes.

Servidores responsáveisRenato Melo Ribeiro (Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC; Seção de Estágios) e Simone Silva (Seção de Estágios).