Graduação

Estudos Independentes

NORMAS DE ESTUDOS INDEPENDENTES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA:

O currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia prevê a realização de atividades sob a forma de Estudos Independentes com no mínimo 200 (duzentas) horas, para alunos(as) ingressantes a partir de 2017, e 480 (quatrocentas e oitenta) horas para alunos(as) ingressantes até 2016. Os Estudos Independentes complementam toda a dimensão teórica, por meio da participação em atividades práticas de diferentes dimensões educativas tais como seminários, oficinas, jornadas, encontros, congressos, pesquisas acadêmicas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a museus, instituições educacionais e culturais, participação em grupos cooperativos de estudos, pesquisas de Iniciação Científica, projetos de Extensão Universitária, participação em eventos acadêmicos da área educacional, entre outras. Essas atividades são equivalentes às Atividades Acadêmicas de Caráter Científico e Cultural (AACC) que constam no Programa de Formação de Professores da USP (PFP-USP).

Para efeito de validação das atividades de Estudos Independentes e da carga horária, os(as) alunos deverão apresentar solicitação junto à Seção de Estágios conforme o disposto nestas Normas, sendo aceitas somente as atividades realizadas a partir do ano de ingresso no Curso de Licenciatura em Pedagogia.

A solicitação deve ser feita por meio da Ficha de Estudos Independentes, à qual deverão ser anexadas as cópias dos documentos comprovatórios das atividades, no decorrer do curso, respeitados os prazos de solicitação, sendo até o mês de maio para as atividades concluídas até o segundo semestre do ano anterior e até o mês de outubro para as atividades concluídas até o primeiro semestre do ano corrente.

A colação de grau do(a) formando(a) para a obtenção do diploma, somente se realizará após a validação integral, pela Comissão de Estágios, Estudos Independentes e Trabalho de Conclusão de Curso, da carga horária dos Estudos Independentes, de acordo com a Tabela para validação de atividades e carga horária constante destas Normas.

TABELA DE VALIDAÇÃO DE ATIVIDADES E DE CARGA HORÁRIA PARA

INGRESSANTES A PARTIR DE 2017

INGRESSANTES ATÉ 2016

Observações:

1- Não serão validadas as atividades de estágios disciplinares e de estágios remunerados.
2- Eventuais casos omissos nesta Tabela serão analisados pela Comissão de Estágios, Estudos independentes e TCC para efeito de validação.

Procedimentos para solicitação de validação de atividades e de carga horária
a) Obter a Ficha de Estudos Independentes – Pedagogia no sítio da Faculdade de Educação, pelo seguinte link:
http://www4.fe.usp.br/estagios/secao-de-estagios/formularios-e-documentos-da-secao-de-estagios

b) Tirar cópia de todos os documentos;
c) Numerar as cópias dos documentos na parte superior direita em ordem crescente;
d) Listá-las na Ficha, como no exemplo a seguir:

Nº do doc. Data/Período Título ou tema do estudo Nº de horas
1 Ago. 2016 a dez. 2016 Curso de Inglês 30h
2 Nov. 2016 Semana de Estudos Clássicos 20h
3 Jan. 2016 a jan. 2017 Iniciação Científica 100h
  Data: 02/05/2017 CARGA HORÁRIA TOTAL 150h

e) Preencher os demais campos da Ficha;
f) Tirar uma cópia da Ficha preenchida para ser protocolada na Seção de Estágios;
g) Grampear as cópias dos documentos na Ficha preenchida, ordenadas pela numeração, em correspondência com a relação na Ficha;
h) Os documentos originais não precisam ser anexados;
i) Dirigir-se à Seção de Estágios para entregar a Ficha e as cópias dos documentos.