Graduação — Apoio ao aluno — Estágios, Estudos Independentes e TCC

Estágios

ESTÁGIOS CURRICULARES

Consulte aqui as normas para a realização de estágios obrigatórios da Licenciatura em Pedagogia e das demais Licenciaturas.

Conheça as escolas parceiras, chamadas escolas_campo, nas quais a FEUSP mantém educadores que orientam e apóiam os estudantes na realização de suas atividades de estágio.

Para informações sobre nomes e endereços de escolas municipais em São Paulo, visite: http://escola.edunet.sp.gov.br/pesquisas/Index_Escolas.asp e http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/default.aspx.

Faça a consulta das horas de estágios registradas pela Seção de Estágios para os estudantes de Licenciatura em Pedagogia e das Demais Licenciaturas.

Formulários

Licenciatura em Pedagogia

Modelo de ficha de estágio para estudantes da Licenciatura em Pedagogia

Termo de aceite de estágio para os estudantes de licenciatura em pedagogia

Demais Licenciaturas

Modelo de ficha de estágio para estudantes das demais Licenciaturas.

Modelo de carta de apresentação do estagiário para  estudantes da Licenciatura em Letras – Português e Linguística.

Modelo de carta de apresentação do estagiário para estudantes das demais Licenciaturas.

CONVÊNIOS E ESTÁGIOS REMUNERADOS

(Aprovado pela Comissão de Graduação em sua 219ª Reunião Ordinária, realizada no dia 12/09/13)

As atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional, ainda que sem previsão expressa no respectivo currículo do aluno.

Conforme a Resolução USP nº 4850/2001, publicada no DOE de 14-8-2001 e a Portaria GR Nº 3358, publicada no DOE de 27-7-2002; a instituição interessada em estabelecer convênio de estágio com a FEUSP e receber alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia deverá proceder da seguinte forma:

1. Preencher, imprimir e assinar o contrato de convênio para oferecimento de estágio em 02 (duas) vias;

2. preencher, imprimir e assinar o termo-de-compromisso em 03 (três) vias, para cada aluno;

3. anexar o plano de estágio remunerado não-obrigatório do aluno, estabelecido junto à instituição;

4. encaminhar os documentos (no mínimo 10 dias antes do início do estágio) à Seção de Estágio da FEUSP, sala 17 – bloco B;

5. O período de estágio deve ser de 06 ou 12 meses, com carga horária de 20(vinte) ou 30 (trinta) horas semanais, podendo ser renovado pelo mesmo período não podendo ultrapassar 24 meses.

6. Ao final do prazo estipulado através do termo de compromisso, o aluno deverá apresentar o relatório final de estágio remunerado não obrigatório e encaminhar à Seção de Estágio, para cumprir as exigências da Portaria GR Nº 3358/2002.

RENOVAÇÃO DE ESTÁGIO

a. Apresentar o Termo de Renovação de Estágio e Plano de Estágio em papel timbrado da empresa ou com carimbo de CNPJ, em 03 vias originais, assinado pelo estagiário e pelo supervisor interno do estágio na empresa.

b. Relatório Pessoal sucinto, feito pelo Estagiário relatando sua experiência de Estágio no período anterior

c. O prazo de entrega dos documentos é de 30 (trinta) dias após o término do período anterior de estágio.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O aluno ingressante pelo Vestibular poderá solicitar estágio a partir do 2º semestre ideal do curso, após ter comprovada a aprovação nas disciplinas cursadas no semestre anterior ao pedido.

2. O aluno ingressante por transferência ou outra forma de ingresso, e que tenha obtido dispensa de disciplina do 1º ano, poderá solicitar estágio, após  ter cursado, com aprovação, um semestre do curso na FEUSP.

3. Os Termos de Compromisso somente terão validade se todas as condições acadêmicas, legais e administrativas tiverem sido atendidas. A Seção de Estágios não receberá Termos de Compromisso com data retroativa e nem se responsabilizará por estágios iniciados antes do Convênio, quando este for necessário.