Matemática e Música: propostas para uma abordagem contextualizadora no ensino
Período: 20/05/2017 a 27/05/2017
A oficina, de caráter interdisciplinar, aborda, sobretudo, temas de Matemática e Artes. Partindo do entendimento de que práticas contextualizadoras no ensino são capazes de proporcionar aos alunos aprendizagem relevante e significativa dos conteúdos escolares, essa oficina visa mostrar possiblidades concretas para que essas práticas ocorram. Pretende-se oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar atividades possíveis de serem reproduzidas com os alunos de Ensino Fundamental e Médio. Os temas da oficina estão relacionados ao entendimento das quatro propriedades principais do som, que contribuem para a formação de uma música: timbre, intensidade, altura e duração. Dentre essas propriedades do som, serão enfatizadas altura e duração, bem como suas relações com os conteúdos de Matemática: Razão, Proporção, Progressão Geométrica, Logaritmo e Frações. Também serão realizadas leituras e discussões ao longo das oficinas sobre as possibilidades e benefícios que as atividades propostas podem trazer para a Educação Básica.
alunos de licenciatura em pedagogia ou matemática, professores de matemática e público em geral
20/05/2017 - 09:00 às 13:00 - Laboratório 08 (Matemática)
27/05/2017 - 09:00 às 13:00 - Laboratório 08 (Matemática)
Zaqueu Vieira Oliveira - EDM