Operações com Frações: caminhos diferentes para a arepsentação
Período: 18/05/2017 a 18/05/2017
Dentro da matemática, as operações básicas de soma, subtração, multiplicação e divisão são estudadas desde os primeiros anos do Ensino Fundamental; mas é somente no Segundo Ciclo que os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem apresentar o conjunto dos números racionais. Neste momento, as contas que já estão bem conhecidas e estudadas transformam-se em um novo desafio para os alunos.
O objetivo principal da oficina é promover uma nova visão acerca da apresentação do tema e do ensino das operações básicas no conjunto dos racionais. Serão apresentadas maneiras diferentes de resolver exercícios e problemas aos professores que querem auxiliar seus alunos a superarem estes desafios, com propostas que incluem a utilização da calculadora como uma aliada no processo de ensino e o manuseio de materiais didáticos pedagógicos e do dia a dia, como dinheiro.
alunos de licenciatura em pedagogia ou matemática, professores de matemática e público em geral
18/05/2017 - 14:00 às 18:00 - Salas de aula a definir
Zaqueu Vieira Oliveira - EDM
Inscrições de participação: somente on line a partir de 20/04/2017 a 16/05/2017 - Vagas esgotadas