Curso de Extensão: Educação Libertária: aspectos históricos, teóricos e práticos
Período: 31/01/2017 a 31/01/2017
O curso apresentará o pensamento dos principais teóricos da educação anarquista e pedagogia libertária, fornecendo subsídios para o debate e a compreensão a respeito do funcionamento das mais expressivas experiências práticas de educação anarquista no Brasil e no mundo. Para a consecução de seus objetivos, o curso introduzirá os fundamentos da teoria política do anarquismo através de seus pensadores e suas ideias-força, bem como as principais estratégias e táticas. Apresentará também as críticas anarquistas à educação religiosa e estatal, debaterá algumas experiências históricas com os estudantes e abordará a atualidade das propostas anarquistas de educação.
O curso se estrutura sobre os seguintes eixos-temáticos: 1. Princípios filosófico-políticos do anarquismo; 2. Educação e Anarquismo; 3. Anarquismo, Ciência e Educação; 4.Experiências Libertárias em Educação; 5. A Educação Libertária Hoje.
professores da rede pública, estudantes de graduação,movimentos sociais, pesquisadores, secundaristas
31/01/2017 - 14:00 às 18:00 - Sala 124
Rodrigo Rosa da Silva - EDA