Encontro Científico Avaliação para Transformação em Educação Infantil: a perspectiva das pedagogias participativas
Período: 24/04/2017 a 26/04/2017
Período: 24/04/2017 a 26/04/2017
Ementa | Resumo
A década de 1990 representa um marco histórico na intensificação dos debates sobre qualidade no campo da educação da primeira infância, que tomam um rumo no sentido do reconhecimento de que o conceito de qualidade é polissêmico e, por isso mesmo, não é um fato de valor absoluto e naturalmente passível de objetivação, o que torna sempre imprudente a busca de indicadores universais para avaliar contextos educativos diferentes, mediante o uso de instrumentos e de critérios definidos a priori, herméticos e inquestionáveis. (Dahlberg, Moss, Pence, 2003; Bondioli, 2004; Pascal,Bertram,1994). Contudo, não tem sido fácil o estabelecimento de consensos em torno dos processos avaliativos da qualidade em educação infantil. A despeito da presença massiva do tema nos documentos legais, a discussão sobre o desenvolvimento da qualidade arrasta uma tensa discussão sobre o que é avaliar em educação infantil e, no próprio campo educacional, coexistem posturas bastante distintas e, mesmo conflituosas, em torno da avaliação. Ainda, na extensão da temática da qualidade, encontra-se o conceito de documentação pedagógica, pouco explicitado entre teóricos e práticos da educação infantil. Tal como resume Oliveira-Formosinho (2001) não é possível avançar na discussão se não se esclarece a gramática pedagógica que se adota como ponto de partida. Isso significa dizer que é fundamental a compreensão dos princípios norteadores de dois paradigmas distintos de avaliação da qualidade: o tradicional e o contextual, que decorrem justamente de formas distintas de se pensar e fazer a pedagogia da infância. Este Seminário Internacional destinado à temática da avaliação e desenvolvimento da qualidade em educação infantil integra-se aos propósitos de formação profissional, pesquisa e transformação de práticas educativas expressos nas realizações do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desde 2001. A incipiência de teorizações e de estudos sobre a temática no cenário educacional do Brasil; a presença recente de importantes pesquisas na esfera nacional, envolvendo diferentes contextos educacionais de diferentes localidades do país e a chegada, em breve, da tradução brasileira de uma obra da literatura internacional: Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood, publicada pela editora Routledge, ligada à European Early Childhood Education Research Association (EECERA), instituição de reconhecimento mundial, foram razões que motivaram a realização deste evento, trazendo para as palestras e debates os próprios atores/autores envolvidos nos estudos nacionais e internacionais.
Este evento compromete-se em: Tematizar a questão da avaliação da qualidade sob diferentes perspectivas pedagógicas, dando foco às possibilidades trazidas pelas pedagogias participativas; Discutir os métodos avaliativos e os pressupostos conceptuais que subjazem eles; Debater sobre as práticas avaliativas correntes no campo da educação da primeira infância; Divulgar as pesquisas desenvolvidas no campo avaliação da qualidade, nas esferas nacional e internacional; Fomentar a realização de investigações no campo da avaliação e do desenvolvimento da qualidade em educação da primeira infância.
Este evento compromete-se em: Tematizar a questão da avaliação da qualidade sob diferentes perspectivas pedagógicas, dando foco às possibilidades trazidas pelas pedagogias participativas; Discutir os métodos avaliativos e os pressupostos conceptuais que subjazem eles; Debater sobre as práticas avaliativas correntes no campo da educação da primeira infância; Divulgar as pesquisas desenvolvidas no campo avaliação da qualidade, nas esferas nacional e internacional; Fomentar a realização de investigações no campo da avaliação e do desenvolvimento da qualidade em educação da primeira infância.
Público
professores e pesquisadores do campo da educação da primeira infância, a alunos de graduação e pós-graduação e professores e gestores da educação básica
Programação
Horários e Locais:
24/04/2017 - 09:00 às 17:00 - Auditório EA
24/04/2017 - 09:00 às 17:30 - Auditório FEUSP
25/04/2017 - 09:00 às 17:30 - Auditório EA
25/04/2017 - 09:00 às 17:30 - Auditório FEUSP
26/04/2017 - 09:00 às 12:30 - Auditório EA
26/04/2017 - 09:00 às 12:30 - Auditório FEUSP
24/04/2017 - 09:00 às 17:00 - Auditório EA
24/04/2017 - 09:00 às 17:30 - Auditório FEUSP
25/04/2017 - 09:00 às 17:30 - Auditório EA
25/04/2017 - 09:00 às 17:30 - Auditório FEUSP
26/04/2017 - 09:00 às 12:30 - Auditório EA
26/04/2017 - 09:00 às 12:30 - Auditório FEUSP
Organização
Mônica Appezzato Pinazza - EDM
Inscrições de participação: somente on line
a partir de 21/03/2017 a 18/04/2017
- Vagas esgotadas
Valores da Inscrição
Categoria | Data de início | Datas limite |
Docentes e Pesquisadores | 21/03/2017 | Pagto. até 09/04/2017 - Valor: R$ 110,00 Pagto. até 18/04/2017 - Valor: R$ 130,00 |
Estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da Educação Básica | 21/03/2017 | Pagto. até 09/04/2017 - Valor: R$ 90,00 Pagto. até 18/04/2017 - Valor: R$ 110,00 |
Inscrição online encerrada.
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br