Eventos

Evento

 
4º Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós-Graduação
Período: 25/07/2012 a 27/07/2012
O Congresso Internacional de Pedagogia Social, em sua quarta edição, é um evento dedicado a discutir de maneira ampla teoria, prática e profissionalização da Pedagogia Social, entendida como Teoria Geral da Educação Social. A quarta versão tem como tema "A hora e a vez da Educação Social". A escolha do tema foi impulsionada pelos pareceres favoráveis no Congresso Nacional Brasileiro ao projeto de lei 5346/2009, que torna a Educação Social uma profissão. Caso seja aprovado, o fato será um marco em nosso país, pois demandará, tanto no âmbito das políticas públicas de formação de trabalhadores sociais quanto no âmbito da formação acadêmica, profissional e técnica e ainda no âmbito das iniciativas de requalificação, aperfeiçoamento e especialização profissional, uma alocação de recursos humanos e materiais e uma logística consideráveis. Este novo quadro será reforçado institucionalmente no evento por meio da Assembléia Geral da ABRAPSOCIAL- Associação Brasileira de Pedagogia Social mostrando a importância, portanto, do fortalecimento no âmbito acadêmico, político e institucional da Pedagogia Social e da Educação Social. A sua realização é também um esforço conjunto de várias universidades em reunir pesquisadores e professores do Brasil e do exterior num evento que poderá trazer um importante retorno social para a educação brasileira


O IV CIPS ocorrerá em duas universidades de Campinas (UNICAMP e UNISAL) e em São Paulo (PUC/USP/MACKENZIE). Nas universidades situadas na cidade de São Paulo estão programadas 03 mesas temáticas e 36 apresentações orais nos simpósios de pesquisa e pós-graduação. Em Campinas, estão programadas 03 conferências, 14 mesas temáticas, 08 oficinas (técnicas/profissionais) e artísticas, 03 ou 04 mini-cursos e duas sessões de vídeo-posteres, além de um encerramento com atividades culturais. Trata-se de evento com estimativa de 700 a 1000 inscritos, com convidados da América Latina, Ásia, África, América do Norte e Europa, que se propõe a aprofundar a reflexão teórica, a investigação das praticas no campo das profissões sociais, bem como contribuir para o aumento da produção de conhecimento na área.


Como uma teoria das práticas institucionais e como disciplina científica ao mesmo tempo, a Pedagogia Social conta com tradições próprias de pensamento na Europa e em certa medida na América Latina. Ainda assim, o que no Brasil entendemos como Teoria Geral da Educação Social será problematizada enquanto teoria dos conflitos sociais, os quais marcam as instituições e os sujeitos, notadamente em espaços não escolares. Decorre daí a nosso ver, a importância de um congresso internacional, que com um amplo leque de atividades, ajude a fortalecer o debate teórico, as práticas humanas e a profissionalização na área.
Inscrição prévia
Horários e Locais:
25/07/2012 - 13:00 às 22:00 - Auditório EA
26/07/2012 - 08:00 às 22:00 - Outro local fora da FEUSP -
27/07/2012 - 08:00 às 22:00 - Outro local fora da FEUSP -
Roberto da Silva - EDA

Comissão Organizadora
Antonio Pereira
Evelcy Monteiro Machado
Francisco Evangelista
Geraldo Caliman
Jacyara Silva Paiva
João Clemente de Souza Neto
Lindberg Clemente de Moraes
Maria Stela Santos Graciani
Roberto da Silva
Rogério Adolfo Moura
Rúbia Cristina Cruz
Sueli Maria Pessagno Caro
Inscrições: somente on line a partir de 27/06/2012 à 27/07/2012
Inscrição online encerrada.
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br