XVIII Workshop Produção Escrita e Psicanálise "Leitura e Escrita do Conhecimento: Relações Universidade e Sociedade"
Período: 26/10/2022 a 27/10/2022
Que lembrança darei ao país que me deu
tudo que lembro e sei, tudo quanto senti?
Na noite do sem-fim, breve o tempo esqueceu
minha incerta medalha, e a meu nome se ri.

legado
Carlos Drummond de Andrade

Nós tínhamos tantas certezas…, mas eis que, no meio do caminho, uma contingência que convencionamos chamar de “pandemia” tornou incertas todas as medalhas. Por todas as partes, ouvia-se “O que fazer, depois de tudo quanto senti?”. Nas noites do sem fim que vivenciamos, tornou-se imperativo aprofundar o entendimento de como a universidade e a sociedade compartilham conhecimento, colocando-o em circulação e atentando para sua repercussão. O GEPPEP, então, continuou na busca de compreensão do papel da leitura e da escrita nessa relação. Atuando sobre as lembranças, propôs-se a considerar formas de conhecimento que toquem os sujeitos, transformando-os. Nesta edição do workshop, portanto, antes que o tempo esqueça, as seguintes questões norteiam os trabalhos: O que diferencia um conhecimento que toca os sujeitos daquele estéril, que tende a ser percebido como inútil ou inacessível? Que tipo de transformação subjetiva se pode esperar quando o sujeito entra em contato com o conhecimento por meio da leitura? Quais formas de partilha de conhecimentos por meio da escrita tende a favorecer as transformações subjetivas? Que tipo de escola e de Universidade pode deixar marcas na sociedade, tornando-a melhor? Que legado queremos deixar com os nossos trabalhos? Convidamos a todos a vir discutir conosco.
Psicólogos, psicanalistas e pesquisadores em áreas afins
Professores da Educação Básica

26/10/2022 - 09:00 às 18:30
27/10/2022 - 09:00 às 17:00